São Gotardo confirma primeira morte por Dengue no município
Foi divulgado nesta última terça-feira (21/05) pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), o documento semanal do Boletim Epidemiológico de Monitoramento dos Casos de Dengue, que confirmou mais duas mortes através da doença no estado de Minas Gerais. As mortes foram registradas em Uberlândia, no Triângulo Mineiro e em São Gotardo, no Alto Paranaíba. A população São-Gotardense inclusive precisa ficar em alerta: 295 casos de Dengue confirmados na cidade.
Até o momento, Minas Gerais registrou 49 mortes por dengue. Os óbitos foram confirmados nos municípios de Arcos (1), Belo Horizonte (6), Betim (10), Contagem (2), Curvelo (1), Frutal (1), Ibirité (1), João Monlevade (1), João Pinheiro (4), Lagoa da Prata (1), Martinho Campos (1), Paracatu (1), Passos (1), Patos de Minas (1), Rio Paranaíba (1), São Gonçalo do Pará (1), São Gotardo (1), Uberaba (1), Uberlândia (9), Unaí (2), Vazante (2). Ao todo, ainda existem 97 óbitos em investigação para dengue.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Segundo informações apuradas pelo Portal SG AGORA, 295 casos de Dengue já foram registrados em São Gotardo até o dia 22 de Maio. Sobre a primeira vítima fatal da doença em nossa cidade, uma mulher, a mesma teria contraído o vírus da Dengue no final do Mês da Março e devido a outras complicações de saúde que ela já possuía, seu quadro clínico piorou, a levando ao falecimento. A mulher natural do estado da Bahia tinha 27 anos de idade e era tratada no Hospital Regional na cidade de Patos de Minas, após ser detectada a doença. Ela morava no bairro Saturnino Pereira, em São Gotardo, local onde provavelmente contraiu o vírus da Dengue.
Vale lembrar que em 2016, São Gotardo viveu uma de suas piores epidemias de Dengue (3.956 notificações no ano) de toda a região, porem na época nenhuma morte foi confirmada através do vírus da doença. Em 2019, várias ações já estão sendo realizadas para combater o mosquito transmissor da doença na cidade, o Aedes Aegypti. Na semana passada, foi realizado inclusive a medida de fumacê (fumaça de inseticida), nos bairros e ruas de pessoas que foram notificadas com Dengue desde o início do ano em São Gotardo.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Aumento de casos
Os casos prováveis de dengue continuam aumentando em várias cidades do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas. Em todo o estado, até esta segunda-feira (20), foram registrados 289.500 casos prováveis da doença (casos confirmados + suspeitos). Segundo os dados do Boletim Epidemiológico, 59 municípios do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas estão com incidência muito alta de dengue. São dois a mais do que na semana anterior.
Uberlândia, com 17.853 casos prováveis da doença, segue como o município com maior incidência na região. O aumento foi de quase 12% em relação ao boletim do dia 13 de maio, quando a cidade estava com 15.971 casos. Em seguida, aparece Uberaba, com 5.113 casos prováveis de dengue, o que representa um aumento de mais de 12% em comparação à semana passada, quando o município estava com 4.561 casos.
Reportagem: Diego Oliveira/Portal SG AGORA / Fonte da Reportagem e Link Original: https://g1.globo.com/mg/triangulo-mineiro/noticia/2019/05/21/uberlandia-tem-mais-uma-morte-por-dengue-confirmada-veja-situacao-de-outras-cidades-do-triangulo-alto-paranaiba-e-noroeste-de-mg.ghtml / PMSG/SMS/Vigilância em Saúde/VIEP/Sinan. / Foto Capa: Reprodução/Google Imagens
Tags AEDES AEGYPTIALTO PARANAÍBADENGUEDOENÇAMINAS GERAISNOTÍCIA DE PRIMEIRASão GotardoSG AGORASG ALERTASG NOTÍCIASSG SAÚDESG URGENTE
- Anterior Com o tema VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER, CESG realiza 3º Café Filosófico de São Gotardo
- Próximo Após realizar mutirão, carteiras de identidade sem “donos” acumulam na Delegacia de São Gotardo
esse fumace pode ate ter sido aplicado aqui em sg.
em alguns bairros .
porque meu filho foiconfirmado caso de dengue a trws semanas atraz e ate o momento nao teve nada disso aqui na rua.
ontem dia 23 recebi uma ligacao apenas para confirmacao de dengue .
apenas isso depous de 3 semanas.
Mentira a prefeitura da cidade nada tem feito pela saúde da cidade.Aqui são vários casos de morte por negligência é erro de diagnóstico.