São-Gotardense Leônidas Oliveira é nomeado Secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais
Foi nomeado, na última quarta-feira (13/05), o novo secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira. Ele assume o cargo a convite do governador Romeu Zema e do vice-governador Paulo Brant. Leônidas se une a Bernardo Silviano Brandão, hoje secretário adjunto na gestão da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult). Leônidas José de Oliveira, de 47 anos de idade, é natural da Região dos Três Capões, em São Gotardo, onde foi criado e viveu até parte de sua adolescência. No ano de 2016, Leônidas foi homenageado pela Câmara de Vereadores de São Gotardo, com o título de “Cidadania Benemérita”.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
O novo secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, é professor da PUCMinas, possui reconhecida experiência em gestão das áreas de Cultura e Turismo no Brasil e no exterior, tendo sido presidente da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte e da Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur). O novo secretário da Secult também ocupou recentemente os cargos de presidente interino da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur) e de diretor-executivo da Fundação Nacional de Artes (Funarte), ambas autarquias do governo federal. Além disso, presidiu o Fórum Nacional de Secretários de Cultura.
Mineiro de São Gotardo, Leônidas Oliveira possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela PUC Minas e mestrado em Restauração e Reabilitação do Patrimônio Histórico Arquitetônico e Urbano pela Universidade de Alcalá de Henares/ Gregoriana de Roma, Itália. É doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Valladolid, Espanha. Ex-presidente da Fundação Municipal de Cultura (FMC) de Belo Horizonte, Leônidas Oliveira ganhou notório reconhecimento, após seu grande empenho no reconhecimento do Conjunto Moderno da Pampulha como Patrimônio da Humanidade. Recentemente, Leônidas trabalhou no governo federal, desempenhando as funções de presidente interino da Embratur, vinculada ao Ministério do Turismo, e depois diretor-executivo da Fundação Nacional de Arte (Funarte), ligada à Secretaria Especial de Cultura.
Segundo o novo secretário, sua gestão será marcada por uma atuação técnica e descentralizada, pensando em resultados e abrindo diálogo com a cadeia produtiva da Cultura e do Turismo, sindicatos de classe, conselhos, fóruns setoriais, artistas, de forma especial a cultura popular e tradicional, e demais envolvidos na cadeia dos dois setores. Diante do momento desafiador imposto pela pandemia, Leônidas elegeu políticas e ações emergenciais para trabalhadores de ambos setores como prioridades de sua gestão, “meu foco, agora, é o artista e o produtor do turismo, até pela questão de sobrevivência. Não posso pensar em outras coisas nesse primeiro momento”, destaca.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Leônidas diz que a missão é fortalecer a economia criativa por meio de políticas públicas de Cultura e de Turismo, setores essenciais para nossa economia mineira e com forte poder de crescimento gerando emprego e renda. De forma especial, ele destaca o turismo cultural, gastronômico e natural, “minha meta é fazer com que Minas Gerais seja referência em políticas públicas dessa oportuna união entre Cultura e Turismo no Brasil”, ressalta o novo secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira.
.
Reportagem e Link Original: http://www.cultura.mg.gov.br/component/gmg/story/5583-leonidas-oliveira-e-nomeado-secretario-de-cultura-e-turismo-de-minas-gerais / Foto Capa: Arquivo/Portal SG AGORA
Tags BELO HORIZONTECULTURALEÔNIDAS OLIVEIRAMINAS GERAISNOTÍCIA DE PRIMEIRASão GotardoSG AGORASG NOTÍCIASTURISMO
- Anterior Embriaguez ao Volante: Motorista é preso após se envolver em acidente na MG-235 em São Gotardo
- Próximo Confira a programação do evento Encontro com Gigantes da semana e participe: startups do agronegócio, silício no manejo de doenças e sucessão familiar
0 Comentários “São-Gotardense Leônidas Oliveira é nomeado Secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais”