Palestra sobre o FIA é realizada em São Gotardo e crianças e adolescentes poderão ser beneficiadas
Na manhã da última terça-feira(02/10) no Salão de Eventos da CDL de São Gotardo, foi realizada uma palestra sobre a chegada do recurso do FIA(Fundo da Infância e Adolescência) na cidade. Com o intuito de explanar como empresários, contadores e contabilistas de São Gotardo podem contribuir o FIA, o evento contou coma participação do Promotor de Justiça da Comarca de Patos de Minas, Dr. Paulo Henrique de Nicole, além de membros do Fundo da Infância e Adolescência de Patos de Minas, a presidente do CMDCA de Patos de Minas Elizete Mundim e o membro do Rotary Club de Patos de Minas, Wilson Caixeta.
O Fundo para a Infância e Adolescência(FIA), trata-se de um recurso especial destinado ao atendimento de crianças e adolescentes, sendo um dos meios fundamentais de viabilização do Estatuto da Criança e do Adolescente(ECA) e, também, o suporte indispensável para o cumprimento e a execução das políticas de atendimento à população infanto-juvenil. Através de uma porcentagem retida no Imposto de Renda dos contribuintes, é possível realizar doações diretamente para instituições filantrópicas da cidade, cadastradas no programa do FIA.
O valor doado para o FIA será revertido em ações reais que serão aplicadas em benefício da comunidade. A empresa, como destinadora, poderá fiscalizar e acompanhar o investimento através da prestação de contas realizada pela entidade beneficiada ou através de visitas periódicas aos projetos em execução, se for o caso. Além de fazer sua doação ao FIA, a empresa participante do programa também pode colaborar, sensibilizando seus funcionários a fazerem o mesmo. De acordo com a palestra a pessoa física também pode doar até 6% do Imposto de Renda devido ao Fundo.
As destinações das doações, deverão ser feitas por meio de depósitos identificados com nome e CPF ou CNPJ do doador na conta do FMDCA. Após o depósito, o doador deverá enviar uma cópia do comprovante de depósito ao CMDCA com seus dados pessoais(CPF ou CNPJ, nome completo, endereço e telefone) para que o recibo seja emitido pelo órgão competente. Com este recibo, o doador poderá abater integralmente o valor doado na sua próxima declaração de renda no modelo completo(Pessoa Física) ou na sua escrituração contábil(Pessoa Jurídica).
Para as instituições que desejarem se cadastrar no Fundo para a Infância e Adolescente de São Gotardo, toda documentação e questões burocráticas, poderão ser explicadas/entregues no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, na rua Olímpio Gonçalves de Resende, nº56, no centro de São Gotardo. As instituições já cadastradas no programa e que já estão aptas a receberem as doações são: Abrigo Lar Renascer, APAE, Creche Dona Fia Cesário, Creche Josa Ribeiro, Creche Menino Jesus e PROMAM.
Confira as fotos da palestra sobre o FIA em São Gotardo:
Reportagem e Fotos: Diego Oliveira/Portal SG AGORA
- Anterior Polícia Militar realiza apreensão de 300 quilos de maconha em fazenda no Alto Paranaíba
- Próximo Enem 2016 será adiado para 240 mil alunos de 364 escolas; veja lista
0 Comentários “Palestra sobre o FIA é realizada em São Gotardo e crianças e adolescentes poderão ser beneficiadas”