Médicos Cubanos do programa “Mais Médicos” do Ministério da Saúde serão designados para São Gotardo

Foto Capa: Divulgação/Google Imagens
Compartilhe:

Cidades de Minas Gerais irão receber novos profissionais do Programa “Mais Médicos”, realizado pelo Ministério da Saúde. Dos 76 médicos cubanos que estão chegando no Estado, 17% deles serão alocados em unidades de saúde das regiões do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste. Uberlândia, Uberaba, Monte Carmelo, São Gotardo, João Pinheiro e Presidente Olegário irão receber, ao todo, 13 profissionais. A previsão é de que eles terminem de chegar à capital mineira até esta quarta-feira (28).

Segundo a Secretaria de Saúde de Uberlândia, a cidade conta com 20 médicos do programa federal sendo que, destes, dez são cubanos e outros 10 brasileiros – sete com CRM do Brasil e três formados no exterior. A chegada de mais duas médicas e um médico cubanos havia sido firmada entre a gestão passada e o Ministério da Saúde.

Ainda segundo a Secretaria de Saúde, os novos profissionais irão prestar atendimento na atenção primária, que é a porta de entrada preferencial do Sistema Único de Saúde (SUS). Não há informação sobre a data em que os médicos desembarcam na cidade do Triângulo Mineiro.

Já o município de Uberaba irá receber cinco profissionais, todas mulheres. Elas chegam em Belo Horizonte nesta quarta-feira (28). A assessoria da Prefeitura informou que a chegada delas na cidade deve ocorrer até o final dessa semana e que ainda não está definido em quais unidades elas irão trabalhar. “Será feita avaliação para os locais onde há mais necessidade de profissional”, diz trecho da nota. Atualmente, Uberaba tem oito profissionais do Programa Mais Médicos.

A cidade de Monte Carmelo foi contemplada pela nova fase do programa com um profissional. A assessoria da Prefeitura informou que o médico irá trabalhar no PSF Margareth Faleiros Resende, situado na Rua Ana Rosa, s/n, no Bairro Sidônio Cardoso. O municípo já tem outros dois profissionais através do Mais Médicos.

O município de São Gotardo receberá dois profissionais, um homem e uma mulher. No Noroeste de Minas, João Pinheiro e Presidente Olegário vão receber uma médica cada.

Programa Mais Médicos

O Programa Mais Médicos foi criado em 2013 pelo governo federal e consiste no recrutamento de profissionais graduados no Brasil e fora do país, brasileiros e estrangeiros, para atuar nas áreas com maior necessidade.

De acordo com as informações da superintendente de Atenção Primária à Saúde da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Ana Paula Medrado, os profissionais chegam para suprir a manutenção do programa solicitada pelos municípios mineiros. O grupo passou por um período de capacitação no Distrito Federal antes de chegar a Minas Gerais e se trata de profissionais com formação em medicina preventiva para atuar em unidades básicas de saúde.

 

Reportagem Original: G1/Alto Paranaíba / Foto Capa: Divulgação/Google Imagens

Compartilhe:

Tags

Reportagens relacionadas

2 Comentários “Médicos Cubanos do programa “Mais Médicos” do Ministério da Saúde serão designados para São Gotardo”

  1. Lucas disse:

    Qual a relevância de citar o sexo esses profissionais na matéria?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ANUNCIE
ANUNCIE

Enquetes

Desculpe, não há enquetes disponíveis no momento.

Redes Sociais

Facebook22k
YouTube2k
Instagram10k
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial