Polêmica: Paletas Mexicanas vendidas no Brasil, não são as mesmas vendidas no México
Uma grande discussão envolvendo a nova febre gastronômica brasileira tem ganhado espaço na mídia.
Será que as paletas vendidas no Brasil, são realmente iguais às mexicanas? A resposta é não!
A grande diferença começa pelo preço. No México, as paletas são tradicionais de sua cultura, como explica o mexicano dono de restaurantes Hugo Delgado, que vive no Brasil há 15 anos, em entrevista ao Estadão PME: “A marca mais tradicional no México é a La Michoacana Paleteria y Neveria, que sempre foi vendida em carrinhos. Recentemente inaugurou uma loja simples, dessas de centro da cidade, mas de forma alguma como um produto hype. É popular e barato”.
Além disso, existem outras diferenças na confecção do produto. O formato é realmente igual, porém os sabores em nada se assemelham. “Não se usa creme ou recheio”, disse Delgado. Os sabores mais comuns utilizados no México, consistem em frutas frescas misturadas com hibisco, rum ou tamarindo.
De acordo com a chef Maria Paulina Etchegaray, nascida no México, as paletas que consumia quando criança eram bem diferentes. “O tamanho é igual ao vendido aqui, mas no México não existe sorvete recheado”, salientando seu sabor preferido, o de arroz doce.
Delgado acredita que a razão pela propaganda não tão fiel e os preços absurdos fazem parte do estrangeirismo comercial tendencioso que cativa o brasileiro. Já Maria Paulina vai ainda mais fundo, criticando o estereótipo do povo mexicano que essas paleterias estão ajudando a fomentar. “As paletas recheadas não representam meu país. A decoração das paleterias também não. Nem todos os mexicanos têm bigode, nem todas as mexicanas usam trança, não andamos por aí usando sombreros”, opina.
O fato é que as paletas caíram no gosto do brasileiro, cada vez mais ‘gourmet’ em seu paladar, não se importando em pagar mais caro por produtos antes populares. A alteração dos sabores pode significar uma adaptação ao paladar do brasileiro, que não está tão acostumado com sabores exóticos estrangeiros. Vale salientar que o abacate, por exemplo, é usado, na maioria das vezes, em pratos salgados na América Latina, bem diferente do que acontece no Brasil.
A verdade é que, independente do verdadeiro motivo pela mudança, as paletas vendidas no Brasil seriam decepcionantes para qualquer turista mexicano.
Reportagem: http://www.jornalciencia.com/sociedade/diversos/4651-polemica-as-famosas-paletas-mexicanas-recheadas-simplesmente-nao-existem-no-mexico
0 Comentários “Polêmica: Paletas Mexicanas vendidas no Brasil, não são as mesmas vendidas no México”