Atenção Papais: Qual o peso correto da mochila escolar?
No inicio do ano letivo uma curiosidade muito freqüente entre os pais é sobre o peso, o modelo e a forma ideal de se carregar a mochila escolar. Afinal mochilas muito pesadas ou quando carregadas de forma errada podem ser muito prejudiciais á saúde da criança e podem gerar desvios posturais que em alguns casos permanecerão por toda a vida.
Então, qual tipo de mochila é indicado?
Bem, o ideal seria utilizar as mochilas de rodinhas para evitar sobrecargas na coluna, porém as crianças mais velhas fogem á essa regra, pois temem ‘pagar mico’. Caso as crianças não queiram mesmo utilizar as rodinhas, é importante que carreguem na mochila somente os materiais necessários para cada dia da semana evitando acumular livros e cadernos dentro da mochila.
Qual o peso ideal da mochila?
Se mesmo depois de insistir os pais não conseguirem fazer com que os filhos utilizem a mochila de rodinha, então o peso da mochila não deve ultrapassar 10% do peso corporal da criança, ou seja, se uma criança pesa 30 kg, não deve carregar uma mochila com mais de 3 kg de materiais escolares.
Qual a forma correta de se carregar a mochila?
Mesmo a mochila com o peso ideal se carregada de forma errada, pode ser prejudicial para a coluna da criança, então o ideal é que se carregue a mochila com as duas alças nos ombros, nunca com uma só. Isso ajuda a distribuir a carga na região mediana central do corpo. Estudantes que usarem mochilas do tipo carteiro devem alternar o ombro em que carrega o material.
Outra dica para os pais é sempre prestarem atenção se a criança se queixa muito de dores musculares, incentivarem a prática de exercícios físicos (nesse caso em específico a natação tem um resultado muito positivo) e visitar o pediatra uma vez por ano . Bom início de ano letivo para todos nossos leitores!
Ana Carolina Belarmino
Graduanda de Fisioterapia
0 Comentários “Atenção Papais: Qual o peso correto da mochila escolar?”