Cursos de Administração e Direito do CESG, obtém nota 4 em escala de 0 a 5 em Avaliação do Ministério da Educação

Compartilhe:

Após visita in loco do Ministério da Educação, os supervisores/avaliadores designados atribuíram média geral 4 aos dois Cursos do CESG no semestre passado. O Curso de Administração recebeu nota 4, sendo destacado como principais pontos do Curso: o quadro de professores (mais de 75% Mestres ou Doutores e excelente produção acadêmica); a integração do Curso com a Região do Alto Paranaíba, principalmente por estudar pontos específicos da economia agroindustrial de nossa região; a organização administrativa do CESG, com destaque para a formalização dos processos administrativos internos; a biblioteca. Tendo recebido nota máxima em todos os critérios que envolviam essas questões. A síntese do Relatório da Comissão foi a seguinte:

“A Comissão encarregada desta Avaliação in loco, cumprindo os requisitos legais e normativos cabíveis à Renovação de Reconhecimento do Curso de Administração (Bacharelado), efetuou as considerações sobre cada uma das três dimensões, bem como sobre os requisitos legais, componentes inerentes a este Relatório de Visita in loco. Foram atribuídos, em consequência, os seguintes conceitos por Dimensão:

Dimensão 1 – Organização Didático-Pedagógica: 4,0
Dimensão 2 – Corpo Docente: 5,0
Dimensão 3 – Infraestrutura: 4,3

Para a análise dos indicadores da Dimensão 1, a avaliação foi pautada nas informações disponibilizadas no sistema Mec, PPC e PDI. Como também nas reuniões com os dirigentes, docentes e demais elementos pertinentes.

Quanto a análise pontual da Dimensão 2, foram levadas em conta as documentações comprobatórias disponibilizadas pela IES, além dos elementos devidamente confirmados nas reuniões com os dirigentes, coordenador do curso, membros da CPA e NDE, professores, dirigentes e alunos. A análise dos indicadores da Dimensão 3 assentou-se nas visitas que os membros da Comissão Avaliadora designada pelo MEC/INEP efetuaram às instalações físicas, sempre acompanhados pelo Pesquisador Institucional, Coordenador do Curso e funcionários , assim como verificados todo os indicadores disponibilizados no sistema e-mec e também os ambientes institucionais de forma global. Os requisitos legais e normativos foram todos atendidos e constatados por esta Comissão. Em razão do exposto e considerando adicionalmente os referenciais de qualidade contemplados na legislação vigente, nas diretrizes da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior-CONAES e neste instrumento de avaliação, a Renovação de Reconhecimento do Curso de Administração, apresenta um perfil geral 4 (quatro) de muito boa qualidade.”

Já o Curso de Direito, além de receber nota máxima nos mesmos critérios do Curso de Administração, recebeu ainda, na pesquisa e extensão, na coordenação do curso e no envolvimento com a sociedade. A Comissão avaliadora do Curso de Direito assim se manifestou em seu relatório final:

“O trabalho desenvolvido pela Comissão de Avaliação constatou que o curso de Direito do Centro de Ensino Superior de São Gotardo exerce destacado papel de dinamização socioeconômica não só do próprio município em que está instalado, mas da microrregião que compõe, formada por dez cidades, cuja população remonta a cerca de 120 mil habitantes. Constituída sobre forte base de produção agrícola, numa cadeia econômica de crescente integração, verificou-se que a região em questão tem efetivamente funcionado como elemento para a progressiva definição de uma identidade político-pedagógica do curso, contribuindo para a sua contextualização no espaço e na paisagem humana em que se insere. Foi o que se pôde observar, também, na documentação e na visita realizada, do confronto entre os objetivos do curso, o perfil dos egressos, e a introdução de atividades e disciplinas ligadas ao aprofundamento do direito do agronegócio.

Reconhecida a novidade da instalação do ensino superior na cidade, a instituição não pareceu descuidar, dentre seus objetivos, do propósito de qualificar e melhorar o desempenho profissional da população, características em geral associadas à obtenção de um terceiro grau escolar. Portanto, ao lado do interesse em formar profissionais das atividades jurídicas tradicionais – que ajudem a elevar a taxa de advogados por habitante – a relevância do curso de Direito se encontraria também em propiciar a importante parcela da população de São Gotardo e região a oportunidade de elevar o nível de qualidade de atividades já desenvolvidas no seu dia-a-dia. O fato de boa parte dessas atividades se concentrar no mundo da produção agrícola, por sua vez, implicou uma orientação privilegiada do curso para o estudo do direito do agronegócio, seja na previsão de disciplinas obrigatórias, seja na publicação de seus docentes, seja especialmente na previsão de um eixo de flexibilidade curricular a ser explorado no fim do curso.
A atenção ao contexto local e a presença do curso na comunidade se manifestam ainda na prática de projetos de extensão radicados no Núcleo de Prática Jurídica, dos quais se destacaram os apoios jurídicos permanentes prestados nos distritos vizinhos à população em situação de vulnerabilidade, projetos coordenados por dois docentes do quadro, dos quais participam discentes sob sua orientação.
A estrutura curricular do curso de Direito do CESG atende muito bem aos requisitos de flexibilidade e compatibilidade com a carga horária total, e a presença de professores com formação em outras áreas das ciências humanas contribui para o diálogo prático entre as disciplinas.

Nesse quesito, porém, ressalte-se que não faltam livros clássicos e de reconhecida qualidade acadêmica na biblioteca da instituição, livros que também são largamente usados na maioria dos planos de ensino dos docentes da instituição, especialmente na bibliografia complementar, com a orientação adequada à sua assimilação pelos alunos.

Pôde-se apurar que a metodologia de trabalho na sala de aula combina aulas expositivas e exercícios de escrita, previstos em todas as disciplinas, em razão da especial dificuldade dos ingressos com o uso mais fluente da linguagem escrita. Todos os planos de ensino contêm a previsão das estratégias a serem utilizadas, e os professores contam com o apoio de uma plataforma virtual para postagem de textos e comunicação com os alunos.

Importa salientar que o bom andamento das atividades institucionais, como atestou a Comissão, deve-se à participação intensa do Reitor/Proprietário da IES (João Eduardo Lopes Queiroz), nos seus principais órgãos colegiados, no que é ajudado pela coesão das equipes de trabalho, notada pelos avaliadores durante a visita in loco.

A IES conta ainda com política de bolsas sociais internas, convênio firmado com o município para outras bolsas sociais, e que contempla, além das bolsas PROUNI e do FIES, 28% dos alunos do curso de Direito. Há ainda a prática de descontos dos gastos efetuados com o transporte pelos alunos que moram fora de São Gotardo, descontos que chegam a 30% do valor da mensalidade, igualando os alunos de outras cidades em termos econômicos, fato este que nunca havíamos notado em outra Instituição de Ensino, o que garante a plenitude do princípio da isonomia em relação aos alunos do curso.”

10298794_1616801335207134_5074975649035171122_n

 

Reportagem: Assessoria de imprensa do CESG

Compartilhe:

0 Comentários “Cursos de Administração e Direito do CESG, obtém nota 4 em escala de 0 a 5 em Avaliação do Ministério da Educação”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ANUNCIE
ANUNCIE

Enquetes

Desculpe, não há enquetes disponíveis no momento.

Redes Sociais

Facebook22k
YouTube2k
Instagram10k
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial