São Gotardo se destaca em Ranking Nacional dos Portais da Transparência em Minas Gerais
Planura, São Gotardo e Uberaba são as cidades do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba com melhores colocações Ranking Nacional dos Portais da Transparência em Minas Gerais(VEJA GRÁFICO ACIMA). Organizado pelo Ministério Público Federal (MPF), o ranking analisa as boas práticas para que os cidadãos consigam ter acesso às informações da administração pública pela internet.
Entre as 853 cidades avaliadas no Estado, as 50 com melhores índices na região foram: Planura em 17ª posição com nota 9, São Gotardo com a 34ª colocação com nota 8,4 e Uberaba em 50ª posição com nota 8. A maior cidade do Triângulo e Alto Paranaíba, Uberlândia, ficou com a 467ª colocação no ranking, com nota 3,8. A avaliação é feita através de notas de 0 até 10.
O Ranking Nacional da Transparência é um projeto da Câmara de Combate à Corrupção do
Ministério Público Federal (MPF) que contempla cidades dos 26 estados brasileiros e o Distrito Federal. A avaliação foi baseada em um questionário desenvolvido pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (Enccla), que selecionou as principais exigências legais e itens considerados boas práticas.
Veja o desempenho de todas as cidades do estado
Entre os tópicos avaliados estão a disponibilidade nos sites da receita e despesa nos últimos seis meses; ferramenta de pesquisa de conteúdo; íntegra dos editais de licitação e dos contratos firmados; relatório de gestão do ano anterior; e possibilidade de pedidos de informação por meio eletrônico.
De acordo com o MPF, as gestões que não cumprem as determinações da lei da transparência no Brasil deverão ser acionados na Justiça. A previsão é de que sejam propostas 1.987 ações civis públicas.
Desempenho de Minas Gerais
Segundo o MPF, cinco cidades conquistaram a nota máxima: Areado, Juiz de Fora, Rio Doce, Santa Bárbara, São Domingos do Prata. As cidades de Virgem da Lapa Vargem Grande do Rio Pardo, Tombos e Setubinha por outro lado, tiveram nota zero.
Dados nacionais
O Índice Nacional de Transparência, que é a média de todos os municípios e estados brasileiros, aumentou cerca de 30% entre a primeira e a segunda avaliação. Segundo o MPF, passou de 3,92, em 2015, para 5,15 neste ano.
Na primeira análise dos portais, apenas sete municípios e um estado (Espírito Santo) conquistaram nota 10. Nesta segunda análise, o número de municípios com a nota máxima subiu para 120, e são três estados (Ceará, Espírito Santo e Rondônia) com nota máxima.
Reportagem: http://g1.globo.com/minas-gerais/triangulo-mineiro/noticia/2016/06/cidades-do-alto-paranaiba-e-triangulo-se-destacam-em-ranking-do-mpf.html?utm_source=facebook&utm_medium=share-bar-desktop&utm_campaign=share-bar
- Anterior STF derruba decisão judicial e libera volta do WhatsApp
- Próximo Motorista tentar cruzar pista para entrar em estrada vicinal e causa grave acidente na BR-354
0 Comentários “São Gotardo se destaca em Ranking Nacional dos Portais da Transparência em Minas Gerais”