São Gotardo e Rio Paranaíba se reúnem para discutir situação de Guarda dos Ferreiros

Compartilhe:

Na manhã desta última sexta-feira (09/10) no Fórum da cidade de Rio Paranaíba foi realizada uma reunião a pedido do Ministério Público sobre a divisão do Distrito de Guarda dos Ferreiros entre São Gotardo e Rio Paranaíba e sobre as responsabilidades de cada município com os quase 8.000 mil habitantes. Guarda dos Ferreiros pertence parte à São Gotardo e parte à Rio Paranaíba e sempre foi prejudicada devida as constantes brigas políticas entre as duas cidades.

A reunião foi orientada e conduzida pelos representantes dos Ministérios Públicos de Rio Paranaíba e São Gotardo, Dr. José Geraldo de Oliveira Silva Rocha e Dr. Sérgio Álvares Contagem. O promotor de justiça de São Gotardo Dr. Sérgio Álvares Contagem relatou durante a reunião, que desde que chegou àquela cidade, no início de 2013, a população de Guarda dos Ferreiros tem reclamado de várias questões, que vão de serviços de saúde até segurança pública, justamente pela questão do distrito estar na divisa dos dois municípios. Os dois promotores são a favor do Distrito pertencer a apenas uma cidade e concordaram que São Gotardo teria mais condições para tomar conta do Distrito de Guarda dos Ferreiros.

Os Prefeitos das duas cidades também se manifestaram e deram sua opinião sobre a situação de Guarda dos Ferreiros. O prefeito de São Gotardo Seiji Sekita disse que por diversas vezes procurou a Prefeitura de Rio Paranaíba para que os os problemas emergenciais do Distrito fossem resolvidos. Por causa da divisão muitas pessoas estão sendo prejudicadas com atendimentos médicos, saneamento de esgoto, loteamento de casas, aumento da criminalidade, entre outros vários problemas. O prefeito propôs um plebiscito para que a própria população de Guarda dos Ferreiros escolha qual cidade deverá cuidar do Distrito. Do lado de Rio Paranaíba, o prefeito da cidade Márcio Antônio Pereira, disse que desconhecia a procura da Prefeitura de São Gotardo, porem confessou que Rio Paranaíba não teria condições de cuidar de toda Guarda dos Ferreiros e talvez nem até mesmo dos 10% da população que pertencem a Rio Paranaibana.

Uma comissão foi formada com representantes do distrito e das duas cidades para continuar discutindo a questão. A comissão será formada por todos os Secretários de São Gotardo e Rio Paranaíba e serão encabeçadas por dois representantes de cada cidade. O vereador Maycon Cristian e o Secretário de Obras David Martim, serão os responsáveis por coordenar os Secretários de Rio Paranaíba. Em São Gotado o vice-prefeito Carlos Camargos e o Vereador Adriano Leonel serão os representantes chefes para dar continuidade a discussão por parte de São Gotardo.

No dia 13 de novembro haverá um terceiro encontro, para novos debates, dessa vez em Guarda dos Ferreiros. Os promotores pediram para que todas as propostas emergências sejam apresentadas já nesta nova reunião e que alguns já estejam sendo solucionados pelas Prefeituras. Sobre a divisão de Guarda dos Ferreiros, a proposta apresentada pelo prefeito Seiji Sekita de que um plebiscito seja feito e que a própria população escolha qual cidade deverá cuidar do Distrito, foi bem aceita por todos e caminha como a solução da briga política que se arrasta a anos.

Os representantes da Associação dos Moradores de Guarda dos Ferreiros também estiveram presentes na reunião e através de seu Presidente Sérgio Júnior, mandaram o recado para todos os políticos. Com a mensagem que só querem a solução dos problemas do Distrito e  de que esta não seja apenas uma reunião de negócios políticos visando 2016, os representantes da Associação saíram esperançosos do segundo encontro.

Mais tarde o Portal SG AGORA trará todos os vídeos e as entrevistas exclusivas gravadas por nossa equipe de reportagem sobre a Reunião considera pelos promotores histórica.

Confiram as fotos da Reunião:

 

Fotos e reportagem: Diego Oliveira / Portal SG AGORA

Compartilhe:

Um comentário em “São Gotardo e Rio Paranaíba se reúnem para discutir situação de Guarda dos Ferreiros”

  1. Marcos Antônio disse:

    E por qual motivo não emancipam a guarda? existem cidades menores que a guarda em minas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ANUNCIE
ANUNCIE

Enquetes

Desculpe, não há enquetes disponíveis no momento.

Redes Sociais

Facebook22k
YouTube2k
Instagram10k
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial