Mães: Cuidado com os pézinhos de suas crianças
Pequenos, delicados, rechonchudos e cheios de dobras eles sempre chamam atenção. Mais alem de admirá-los é preciso observar com atenção principalmente quando a criança começa a andar se ela cai muito, se manca e outras anormalidades.
Entre 1 e 2 anos a queixa mais comum entre os pais é que a criança tem o pé chato ( sem a curvatura, o arco do pé), entretanto isso é normal nessa idade pois a curvatura só aparece por volta de 2 anos e meio ou 3 anos. Outra preocupação dos pais é quando a criança tem o pé com a ponta voltada pra dentro, chamado de pé semitorto que geralmente a criança nasce com essa alteração mais ela só é percebida quando a criança começa a andar. A correção pode ser feita com exercícios, gesso e em alguns casos mais severos é indicado cirurgia, deve-se evitar também que a criança durma de bruços, pois isso piora ainda mais a situação.
Então, para um diagnostico preciso é necessário que a criança tenha por volta de 3 ou 4 anos de idade, porque antes disso o pézinho da criança ainda está sofrendo alterações. Caso os pais notem qualquer alteração é importante consultar o pediatra e se preciso até mesmo um ortopedista, lembrando que quanto mais jovem a criança, melhores as respostas aos tratamentos.
Ana Carolina Belarmino – Colunista da Saúde –
0 Comentários “Mães: Cuidado com os pézinhos de suas crianças”