Verde Fertilizantes realiza Audiência Pública sobre Projeto Mina de Rocha Potássica em São Gotardo
O Conselho Estadual de Política Ambiental – COPAM, realiza, dia 28 de abril de 2016, às 18 horas e 30 minutos, a Audiência Pública do Projeto Mina de Rocha Potássica, concebido pela Verde Fertilizantes e comandado por sua subsidiária FVS Mineração. O evento será no Clube Campestre de São Gotardo (Av. Tabelião João Lopes, 695 – Bairro Campestre).
Leia mais:
Uma nova oportunidade para o projeto da Verde Fertilizantes em São Gotardo
A Audiência Pública representa uma das etapas do licenciamento ambiental e se configura no principal canal de participação da comunidade. O seu principal objetivo é o de expor à comunidade as informações sobre obra ou atividade potencialmente causadora de impacto ambiental e o respectivo Estudo de Impacto Ambiental – EIA, dirimindo dúvidas e recolhendo as críticas e sugestões a respeito para subsidiar a decisão quanto ao seu licenciamento. Em sua agenda está prevista apresentação do conteúdo do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) seguida de esclarecimento de dúvidas, pelo empreendedor e consultoria técnica, sobre as características do projeto.
Leia mais:
Licença Ambiental: saiba mais sobre o processo de licenciamento do Projeto Mina de Rocha Potássica
O evento é público, aberto à participação de qualquer cidadão. Durante a audiência, os participantes poderão fazer perguntas e encaminhar propostas e solicitações à empresa. Concluída esta etapa, as sugestões e demandas oriundas da audiência púbica são incorporadas ao processo técnico-administrativo de licenciamento.
Para ampliar o diálogo com a população, integrantes da Verde realizaram uma série de reuniões em São Gotardo. Participaram dos encontros representantes dos poderes Executivo e Legislativo, da Promotoria Pública (São Gotardo, Patos de Minas e Uberlândia), sindicatos e instituições, professores e moradores de São Gotardo e da Vila Funchal, distrito do município. Na ocasião, a empresa apresentou as diversas informações relativas ao empreendimento e ainda esclareceu as dúvidas levantadas. As reuniões e a Audiência Pública reforçam a prática de diálogo aberto da Verde Fertilizantes. A empresa também está à disposição nas redes sociais, e-mail e telefone.
O Projeto – O Projeto Mina de Rocha Potássica representa o início das atividades da Verde Fertilizantes /FVS Mineração na região de São Gotardo. Trata-se de um projeto de mineração de rocha potássica, matéria-prima para que a empresa possa desenvolver seus produtos. A estimativa mínima de vida útil do empreendimento é de 21 anos. No momento, o Projeto Mina de Rocha Potássica está em fase de licenciamento ambiental e a previsão de início de operação é para este ano.
O empreendimento tem capacidade produtiva de 233 mil toneladas por ano de rocha potássica. A partir do beneficiamento da rocha, a empresa irá produzir TK47® e Super Greensand®, produtos agrotecnológicos, não químicos e sustentáveis.
Acesso – O empreendimento está localizado a 27 km de São Gotardo, sendo o acesso feito por uma estrada de terra (MG-235 e estradas vicinais). Foram realizados estudos para melhoria do acesso que liga o empreendimento até a rodovia pavimentada. Dentre as melhorias previstas estão o alargamento da estrada, drenagem e sinalização.
Meio Ambiente – Todas as operações da Verde estarão em conformidade com a legislação ambiental municipal, estadual e federal. Um dos principais diferenciais do Projeto é a operação sustentável para a mina, cuja área está em uma região antropizada, ou seja, já sofreu ação do homem.
A empresa desenvolveu um processo produtivo em que não há a geração de rejeitos. Logo, a construção de barragens não é necessária durante toda a vida útil do empreendimento. No início da lavra, o minério encontra-se exposto na superfície do terreno. Após quatro anos de lavra, será necessária a remoção da cobertura, que compreende o solo e arenitos. Este material será armazenado em uma pilha.
A qualidade da água e do solo não será comprometida, pelo fato do empreendimento não usar qualquer tipo de agentes químicos durante a operação. Além disso, haverá um sistema de coleta e tratamento do esgoto gerado.
Desenvolvimento Local – A Verde acredita que promover o desenvolvimento local dos municípios onde atua só é possível por meio de uma ação conjunta entre empresa, poder público e organizações sociais. A política da empresa para o trabalhador e empreendedor locais inclui o incentivo à capacitação profissional, valorização da mão de obra local, priorização de compras de produtos e serviços no comércio regional e estímulo ao desenvolvimento de potenciais fornecedores locais.
NÚMEROS DO PROJETO:
Localização: Fazenda Selado, zona Rural de São Gotardo – 27 km da sede do município.
Produção anual: 233 mil toneladas de minério
Vida útil da mina: mínima de 21 anos
Empregos: 30 empregos diretos
AUDIÊNCIA PÚBLICA:
Data: 28 de abril de 2016
Horário: 18:30 h
Local: Clube Campestre de São Gotardo (Av. Tabelião João Lopes, 695 – Bairro Campestre)
O RIMA do Projeto Mina de Rocha Potássica está disponível para consulta aos interessados de segunda a sexta-feira, das 08:30 às 16:00 horas:
– Na Prefeitura de São Gotardo, à Rua Professora Maria Coeli Franco, 13 – São Gotardo (MG);
– Na Câmara Municipal de São Gotardo, na Praça São Sebastião, 45 – São Gotardo (MG);
– Na Superintendência Regional de Regularização Ambiental do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba – SUPRAM TMAP, à Praça Tubal Vilela, 03, Centro – Uberlândia (MG).
Se você tem alguma dúvida sobre o projeto ou está interessado nos produtos, entre em contato pelo e-mail verde@verdefertilizantes.com.br
- Anterior Processo de impeachment contra presidente Dilma Rousseff é aprovado pela Câmara de Deputados
- Próximo Atlético Mineiro sai em desvantagem por duas vezes mas empata com a URT em Patos de Minas
Comentários fechados