Comissão Investigativa de Vereadores visita estação de Tratamento de Esgoto em Guarda dos Ferreiros
Na tarde desta quarta-feira (05/08) em Guarda dos Ferreiros, a comissão de vereadores que investiga os serviços prestados pela Companhia de Saneamento Básico de Minas Gerais (COPASA) em São Gotardo, foram até a recém-inaugurada estação de Tratamento de Esgoto de Guarda dos Ferreiros, para conferirem como é o processo da estação e como a população poderá aderir ao tratamento de esgoto na cidade. A imprensa de São Gotardo também acompanhou a visita.
Na estação, todos puderam acompanhar como funciona o tratamento de esgoto em Guarda dos Ferreiros desde a sua chegada bruta na estação até sua saída. A água que passa por um processo de aproximadamente 25 dias na estação, em sua fase final, pode ser usada para irrigar plantações através de pivôs ou até mesmo ser servida para animais criados em fazendas.
De acordo com os dirigentes da COPASA, o tratamento também é modelo de preservação do meio ambiente. Através do “Tratamento Biológico” a própria bactéria presente no esgoto, se separa e se alto destruí no processo de tratamento em Guarda dos Ferreiros. Primeiro o esgoto é separado em reatores através de um processo chamado de anaeróbico, onde uma despoluição natural é feita separando o esgoto. Depois o restante da água ainda a ser tratada, é levada para as lagoas da estação para que as bactérias que não são queimadas através do comprimento nos reatores, acabem de se auto destruir através da própria natureza.
Após os dois processos de tratamento, a água é despejada no manancial do Córrego Ribeirão dos Ferreiros, já tratada e pronta para ser reutilizada. Segundo o Engenheiro da Companhia, o processo é exemplo de preservação do meio ambiente, pois não trabalha com nenhuma substância misturada no esgoto para fazer sua limpeza.
Processo mostra como a água chega e como ela sai após o tratamento/Foto: SG AGORA
Após a visita a estação, os dirigentes frisaram novamente para os vereadores presentes, que todos os problemas enfrentados em São Gotardo pela Companhia, estão sendo resolvidos com a maior agilidade possível. Os dirigentes presentes, ainda prometeram um membro da COPASA em todas as reuniões da Câmara de Vereadores, para que os problemas levados sobre a Companhia nas reuniões sejam resolvidos o mais rápido possível.
Os vereadores presentes na visita foram o Senhor Valdivino Honorato, Presidente da Câmara e também os vereadores da Comissão de Investigação Célio Martins, Tchesco do mototaxi e Claudionor Anicésio Santos. Alem dos vereadores, toda a imprensa de São Gotardo esteve presente na visita.
Antes de se despedirem, os dirigentes frisaram que poucas pessoas aderiram o sistema de tratamento de esgoto em Guarda dos Ferreiros e algumas explicações pontuais foram dadas. As pessoas que possuem sistema de cisterna ou poço artesiano em casa, não precisarão desligar seus poços e pagarão uma taxa referente apenas ao tratamento do esgoto feito na residência. De acordo com o Senhor Elias, responsável da Companhia em São Gotardo, outro problema sobre a divisão de municípios em Guarda dos Ferreiros, já está sendo resolvido e independente da localização, os moradores já podem solicitar o serviço de implantação da rede de esgoto.
Na próxima semana, os vereadores visitam a estação de Tratamento de Esgoto de São Gotardo, para checarem como andam as obras da estação.
Confiram as fotos da estação de Guarda dos Ferreiros:
- Anterior Concurso da PM oferece 120 vaga para formação de oficiais
- Próximo São Gotardo passa longe das escolas mais bem pontuadas no ENEM 2014
Isso é que é brincar com nosso dinheiro, estação de esgoto onde tem foça e em São Gotardo onde já esta sendo cobrada taxa já faz anos não há estação de tratamento e esta agua ruim que ninguém faz nada estes vereadores tem dinheiro para comprar agua potável e a população que não tem e ainda não pode contar com o sistema de saúde. O país vive um caos total.