Colunista: O QUE É FIBROMIALGIA?
A Fibromialgia é uma síndrome clínica que se manifesta, principalmente, com dor no corpo todo. Muitas vezes fica difícil definir se a dor é nos músculos ou nas articulações. Os pacientes costumam dizer que todo o corpo dói. Junto com a dor, surgem sintomas como fadiga (cansaço), sono não reparador (a pessoa acorda cansada, com a sensação de que não dormiu) e outras alterações como problemas de memória e concentração, ansiedade, formigamentos/dormências, depressão, dores de cabeça, tontura e alterações intestinais. Uma característica da pessoa com Fibromialgia é a grande sensibilidade ao toque e à compressão de pontos nos corpos.
Não existe ainda uma causa definida, mas há algumas pistas de porque as pessoas têm Fibromialgia. Os estudos mostram que os pacientes apresentam uma sensibilidade maior à dor do que pessoas sem a síndrome. Na verdade, seria como se o cérebro das pessoas com Fibromialgia interpretasse de forma exagerada os estímulos, ativando todo o sistema nervoso para fazer a pessoa sentir mais dor. A Fibromialgia também pode aparecer depois de eventos graves na vida de uma pessoa, como um trauma físico, psicológico ou mesmo uma infecção grave. O mais comum é que o quadro comece com uma dor localizada crônica, que progride para envolver todo o corpo.
A Fibromialgia é bastante frequente. No Brasil está presente em cerca de 2% a 3% das pessoas. Acomete mais mulheres que homens e costuma surgir entre os 30 e 55 anos. Porém, existem casos em pessoas mais velhas e também em crianças e adolescentes.
O principal sintoma é a dor generalizada (dor no corpo todo), percebida especialmente nos músculos. É muito comum que o paciente sinta dificuldade de definir onde está a dor, e muitos referem-na como sendo “nos ossos” ou nas “juntas. Além da dor, o cansaço é uma queixa frequente, muitas vezes é difícil diferenciar este cansaço da sonolência. As alterações do sono são extremamente comuns, as vezes o paciente até dorme um bom número de horas, mas acorda cansado – é o famoso “sono não reparador”. Também pode ocorrer insônia e queixas em outros lugares do corpo: como dor abdominal, queimações e formigamentos, problemas para urinar, dor de cabeça, falta de memória e dificuldades na concentração. Os distúrbios do humor como ansiedade e depressão são comuns e importantes.
O diagnóstico da Fibromialgia é essencialmente clínico, não existe teste clínico que comprove a presença da síndrome. O médico durante a consulta obtém algumas informações que são essenciais. Os sintomas mais relevantes são dor generalizada, dificuldades para dormir ou acordar cansado e sensação de cansaço ou fadiga durante todo o dia.
A sociedade Brasileira de Reumatologia indica para esses indivíduos a prática de atividade física, pois além dos muitos benefícios à saúde, a atividade física é reconhecidamente um método não medicamentoso de grande impacto na melhora da dor, do humor e da qualidade de vida dos pacientes com Fibromialgia. Constitui-se, assim, uma intervenção fundamental, aliada às medidas medicamentosas, para o tratamento da Fibromialgia.
Ana Carolina Belarmino
Fisioterapeuta
Fonte da foto: mentefitness.com.br
Fonte: Fibromialgia – Cartilha para pacientes / Sociedade Brasileira de Reumatologia, 2011
- Anterior Uma nova oportunidade para o projeto da Verde Fertilizantes em São Gotardo
- Próximo Juiz suspende nomeação de Lula e governo federal irá recorrer
Parabéns. Excelente informação, que vai ajudar a muitos.