Briga antiga: Prefeitura de Rio Paranaíba divulga regularização da divisa geográfica com o município de São Gotardo
A briga pela demarcação geográfica entre os municípios de São Gotardo e Rio Paranaíba já se há arrasta há vários anos. Nesta sexta-feira (16/11), mais um capítulo da disputa foi escrito após o prefeito municipal de Rio Paranaíba, Valdemir Diógenes, divulgar a regularização da divisa geográfica dos dois municípios. Com a mudança, deverá ficar demarcado as divisas e responsabilidades das duas cidades sobre o distrito de Guarda dos Ferreiros, além da regularização da arrecadação de impostos como ICMS para cada cidade, de acordo com a localização das empresas que fazem divisas com os dois municípios. A arrecadação do ICMS inclusive, é o principal interesse da prefeitura de Rio Paranaíba, que alega que várias empresas situadas em seu município hoje, estão registradas em São Gotardo. Enquanto isso, a população do distrito de Guarda dos Ferreiros (local situado bem no meio da divisa) e demais prejudicados com o empasse político, sofrem com as brigas entre os poderes municipais das duas cidades. A prefeitura municipal de São Gotardo não se manifestou ainda sobre a divulgação da regularização.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Segundo informações do Site Paranaíba Agora, de Rio Paranaíba, uma das primeiras ações do prefeito municipal da cidade, Valdemir Diógenes ao assumir a prefeitura, foi buscar meios para descobrir onde realmente era o limite entre os municípios para que, assim, Rio Paranaíba passasse a arrecadar corretamente os impostos que serão gerados naquela comunidade. Segundo o chefe do executivo, muitos estabelecimentos que estão dentro do município de Rio Paranaíba, hoje estão com o domicílio fiscal em São Gotardo e, da mesma forma, vários estabelecidos de São Gotardo estão em Rio Paranaíba. Na última semana, Valdemir esteve na sede da Superintendência da Receita Federal, onde fez o protocolamento dos documentos de divisa dos dois municípios. Em suas redes socais, o prefeito disse que após vários meses de incessante e árduo trabalho, a Fundação João Pinheiro – pertencente ao Governo do Estado – conseguiu concluir e mostrar onde é a divisa dos municípios. O chefe do executivo também destacou que toda arrecadação municipal que será gerada com a regularização dessa situação principalmente em Guarda dos Ferreiros será revertida em obras e melhorias para a população do distrito.
Por falar em Guarda dos Ferreiros, nos últimos três anos, constantes reuniões foram realizadas a pedido das promotorias de Justiça dos municípios das duas cidades, para que um acordo em favor do distrito, fosse feito e cumprindo pelos dois municípios. Após vários debates, a população de Guarda dos Ferreiros continua sofrendo com problemas de obrigação dos poderes públicos municipais das duas cidades, como a regularização de contas da Cemig e Copasa, falta de profissionais da saúde para trabalhar no distrito, obras de recapeamento e asfalto em ruas e avenidas, entre outras obras que beneficiariam a população de Guarda dos Ferreiros. Os chefes dos poderes executivos nunca chegaram a um comum acordo e São Gotardo até cumpriu várias das medidas em favor do distrito tradadas sob a testemunha dos promotores de Justiça das duas cidades. Por outro lado, Rio Paranaíba pouco fez pelo distrito após as reuniões, segundo informações de moradores do distrito, que vivem na pele todos os problemas de cunho municipal do local que possui hoje aproximadamente 10 mil habitantes. Recentemente, a Prefeitura de Rio Paranaíba entregou para a população do distrito uma creche pró-infância que já atende dezenas de crianças.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Presente em todas as reuniões entre as prefeituras das duas cidades organizadas pelas promotorias de Justiça, o Portal SG AGORA pôde acompanhar o verdadeiro desejo da população de Guarda dos Ferreiros: A emancipação do distrito. Se Guarda dos Ferreiros se transformasse em uma cidade, todas as responsabilidades que hoje são divididas entre os dois municípios seriam lideradas por apenas um poder executivo, que trabalharia direcionado para a população do distrito. As empresas que hoje estão situadas no distrito e são motivo de briga entre as prefeituras das duas cidades, também passariam a serem localizadas na “cidade” Guarda dos Ferreiros e consequentemente seus impostos seriam gerados também diretamente e totalmente para para a prefeitura que seria criado com a emancipação do distrito. Fato verdadeiro é, que com a divulgação da regularização das divisas das duas cidades feita por Rio Paranaíba, um novo capítulo da história que já dura há décadas deverá ser escrito. É preciso ressaltar que a prefeitura municipal de São Gotardo não se manifestou ainda sobre o assunto, nem foi divulgado na nota da prefeitura de Rio Paranaíba, se a decisão havia sido homologada.
Reportagem: Diego Oliveira/Portal SG AGORA / Fonte da Reportagem: Gilberto Martins/Paranaíba Agora/Apuração Portal SG AGORA / Foto Capa: Facebook/Prefeito Municipal de Rio Paranaíba/Valdemir Diógenes
Tags BRIGA POLÍTICADIVISADIVISA GEOGRÁFICAGuarda dos FerreirosMUNICÍPIOSNOTÍCIA DE PRIMEIRAoutras cidadesRio ParanaíbaSão GotardoSG AGORASG NOTÍCIAS
- Anterior Ultimo dia! Termina hoje o “Black Friday” de Calçados da Loja Âncora de São Gotardo
- Próximo Farmácias de plantão em São Gotardo
0 Comentários “Briga antiga: Prefeitura de Rio Paranaíba divulga regularização da divisa geográfica com o município de São Gotardo”