Desempenho do Agronegócio deve assegurar crescimento do PIB nacional em 2015
O desempenho fez com que o Brasil ficasse entre os dez maiores produtores e exportadores mundiais de grãos e carnes. A balança comercial do agronegócio vai fechar o ano na casa dos 100 bilhões de dólares.
Além desse destaque mundial, o agro também emprega muitos brasileiros, só em 2014 o setor gerou mais de 94 mil empregos formais, sendo o segundo segmento que mais gera postos de trabalho. Esses dados foram divulgados pela CNA- Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil.
“O agronegócio brasileiro merece nota dez, pois é uma atividade que garante de comida de qualidade para uma população que não apenas cresce, mas também melhora sua renda, acende socialmente e, com razão, quer comer mais e melhor”, declara Kátia Abreu, presidente da CNA.
A pecuária, devido ao aumento de receita, foi o segmento que mais se destacou, crescendo 6,36%. Já a agricultura cresceu 2,79%, no conjunto de atividades agropecuárias, a expansão no faturamento deve chegar a 5,63%, impulsionado pelo aumento real de 1,48% nas cotações e na expectativa de crescimento anual de 4,4% no volume produzido.
Em relação a 2013, os preços de alguns insumos agropecuários estabilizaram e alguns componentes de fertilizantes agrícolas, à base de petróleo, aliviaram a pressão sobre os preços finais.
O faturamento da bovinocultura de corte deverá crescer 14,66% em 2014, isso é devido ao elevado preço do boi gordo. Outro fator que influenciou esse crescimento foi a limitação de oferta desse produto que foi ocasionada pela ausência de animais de reposição e na dificuldade na compra de bezerros ou boi magro para confinamentos.
Esse bom desempenho do agro fará com que o setor assegure o crescimento do PIB nacional em 2015, que será um ano desafiador para a nossa economia, devido a eventos ocorridos em 2014, como a inflação próxima ao teto da meta estabelecida, retração na atividade industrial e saldo comercial fraco.
Outro fator de atenção para o próximo o ano é o câmbio, dando continuidade a desvalorização do real frente ao dólar, provocando pressão sobre os custos de produção da agropecuária, apertando ainda mais as margens de rentabilidade do produtor rural. Segundo o economista, Samuel Pessôa, o câmbio deve ficar na casa do 2,75. Já o levantamento da CNA prevê um câmbio médio de 2,58 para 2015, correspondendo a um aumento de 9,6%.
Reportagem: http://www.portaldoagronegocio.com.br/noticia/desempenho-do-agro-deve-assegurar-crescimento-do-pib-nacional-em-2015-121689
- Anterior Desmatamento tropical e aquecimento global: Os perigos para o Agronegócio
- Próximo Após críticas, Porto em Cuba pode ter sido o único acerto de Dilma em 2014
0 Comentários “Desempenho do Agronegócio deve assegurar crescimento do PIB nacional em 2015”