Prefeitura Municipal de São Gotardo anuncia mudanças no trânsito da cidade
Um trânsito “sucateado” e “ultrapassado”. Após várias reclamações de motoristas e pedestres sobre as péssimas condições para transitarem em São Gotardo, a Prefeitura Municipal da cidade, anunciou várias medidas e melhorias que deverão iniciar ainda neste mês de Março, para facilitar o tráfico dos mais de 19 mil veículos que transitam na cidade e claro, todos os pedestres que também utilizam as ruas e avenidas de São Gotardo.
De acordo com o Jornal Impresso de São Gotardo “Jornal Daqui”, uma série de medidas pontuais com o propósito de se promover um pouco mais de ordem no sistema de trânsito da cidade, serão iniciadas. Entre elas, a reorganização do fluxo de veículos, a desativação gradual dos quebra-molas no município e a instalação de mão única em alguns trechos de ruas da cidade.
Em conversa com o Secretário de Obras de São Gotardo, César Barbosa, ele disse também ao referido Jornal, que várias reuniões estão sendo agendadas com a Polícia Militar e demais Órgãos de Trânsito, para que todas as melhorias possam ser iniciadas, ainda durante o mês de Março.
Confira as principais mudanças anunciadas na reportagem:
*Texto: José Eugênio/Jornal Daqui
Desativação gradual dos Quebra-molas
São Gotardo está prestes a dar um salto evolutivo em sua infraestrutura Urbana: A substituição dos inconvenientes QUEBRA-MOLAS por REDUTORES DE VELOCIDADE está incluído no pacote de medidas. Nesta primeira iniciativa a ideia é atender aos locais de maior movimento de pedestres, como o centro e portas de escola. Já é um importante passo rumo a uma meta mais ambiciosa: desativar todos os Quebra-molas da cidade. Ainda que paulatina, a implantação de redutores decentes nesta primeira fase revela uma mudança de postura, que é muito bem vinda. Basta lembrar que, a inconveniência dos quebra-molas, instalados ao longo dos anos sem um mínimo critério técnico, é uma questão de simples lógica: ao invés de reduzir a velocidade dos veículos impõem parada obrigatória, desvirtuando completamente sua função. Há uma diferença gritante entre uma coisa e outra. Em claro sinal desta mudança o governo Sekita já não desativou a tempos a antiga fábrica de quebra-molas. Inserido, portanto, no pacote de reformulação da estrutura viária da cidade, um dos pontos principais é dar maior civilidade na relação pedestre/motorista. Os novos Redutores de Velocidade, construídos em acordo com as normas preconizadas pelo DETRAN, caminham nesta direção. Numa primeira fase serão implantados em frente às escolas e na área central da cidade, sempre em combinação com as faixas de pedestre. Desta forma os motoristas reduzirão naturalmente a velocidade nos locais indicados para se atravessar uma rua ou avenida.
Instalação de mão única em alguns trechos de ruas da cidade
Ponto de maior discussão, as mudanças de sentido do fluxo de veículos em alguns pontos da cidade deve render críticas por alguns comerciantes. Pela medidas anunciadas vários quarteirões de ruas devem passar de mão dupla para mão única, como no trecho da rua Pinheiro Machado que dá frente para a escola Balena. Também a Rua Cel Frederico Coelho deve passar por mudanças substanciais com a implantação de mão única em praticamente toda sua extensão. Outra medida que, apesar de gerar polêmica, tem se mostrado emergencial é em relação ao reordenamento nos pontos de estacionamento de algumas ruas, consideradas estreitas demais para comportar veículos estacionados dos dois lados. É o caso daquele trecho da rua Maria Coeli Franco, próximo à prefeitura; como é hoje, é praticamente impossível o trânsito de veículos em sentidos contrários. O mesmo se dá no quarteirão que dá frente para o hospital Pio XII. A restrição dos pontos de estacionamento vai obrigar donos de comércio e motoristas a se readequarem à nova realidade. Um desafio que se revela ainda maior, se levar em conta o excesso de veículos que transitam pelo centro da cidade. O remédio pode parecer amargo para uns, mas inevitável diante de todas essas variáveis.
Renovação e ampliação do sistema de sinalização de Trânsito
Faz parte do pacote de medidas a renovação e ampliação dos sinais de trânsito em toda a cidade, tanto os verticais (placas de sinalização) como os horizontais ( faixa de pedestre, etc.) e os luminosos (semáforos).
Em relação à sinalização vertical serão instaladas novas placas (de regulamentação, de advertência e de indicação) e substituição das que estiverem danificadas. Quanto à sinalização horizontal será feita nova pintura das faixas de pedestre e delimitação de áreas de estacionamento, como na praça São Sebastião (foto). A maior durabilidade da pintura, com a readequação do processo de preparo da tinta, faz parte das mudanças a serem implementadas, como informou o secretário de obras, César Barbosa.
Novos Semáforos e substituição dos atuais
Com a função de controlar o fluxo de veículos e pedestres, os sinais luminosos também sofrerão algumas alterações. Os dois já instalados serão substituídos por equipamentos mais modernos, com contagem regressiva de acionamento. As mudanças devem incluir ainda a instalação de semáforos em outros pontos da cidade como na Avenida Erotides Batista e centro da cidade.
Reportagem: Diego Oliveira/Portal SG AGORA / Fonte da Reportagem e Texto Original: José Eugênio/Jornal Daqui-São Gotardo / Foto Capa: Luiz Henrique/Portal SG AGORA
Tags NOTÍCIA DE PRIMEIRASão GotardoSG AGORASG NOTÍCIASSG URGENTETRÂNSITO
- Anterior Anvisa divulga lista de alimentos com maior nível de contaminação por agrotóxicos
- Próximo Com Dedé, Cruzeiro entra em campo esta noite pela Copa da Primeira Liga
Concordo.. Mais tem de ver tambem,
a questao do estacionamento.. muito
dificil achar vaga..!
Parabéns à Administração Municipal e colaboradores, realmente São Gotardo precisa se adequar à nova realidade com esse grande contingente de veículos e de pedestres. Toda mudança passa por dificuldades iniciais que serão e deverão ser suportadas pelos usuários, mas com o tempo vem o costume e tudo se ajeita. Realmente há de se ter uma nova visão de nosso trânsito.