Açúcar demais é bomba para as artérias, segundo experimentos
Vamos esquecer o sal por um segundo. Em pesquisa feita na Faculdade de Medicina de Botucatu, no interior paulista, animais que receberam água e frutose — um tipo de açúcar — chegaram ao fim do experimento com níveis elevados de pressão arterial.
Detalhe: eles não estavam mais gordinhos do que os bichos que tomaram água pura. “Esse é um dado importante porque geralmente se imagina que é preciso estar obeso para ter problemas de saúde”, afirma a nutricionista Fabiane Francisqueti, autora da experiência. A frutose, veja só, é o açúcar das frutas.
Mas a especialista trata logo de esclarecer: “Nós trabalhamos com a versão utilizada pela indústria para adoçar bebidas, barrinhas e outros produtos. Não é 100% igual à da fruta”. Fora que o açúcar dos vegetais vem acompanhado de fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes, que neutralizariam possíveis prejuízos.
De olhos bem abertos
A tarefa não é tão simples assim, já que o açúcar pode surgir com outros nomes – xarope de milho, sacarose, frutose, dextrose, levulose e glicose são os principais. Fabiane orienta mirar na lista de ingredientes, que mostra os itens em ordem decrescente. Se essas palavrinhas aparecerem nas três primeiras posições, é sinal de doçura excessiva.
Reportagem Original: http://saude.abril.com.br/alimentacao/acucar-demais-e-bomba-para-as-arterias/
- Anterior Safra de café no Brasil em 2016 é estimada em 54,9 mi de sacas, indica pesquisa da Reuters
- Próximo Festa do Feijão divulga Gusttavo Lima e Maiara e Maraisa como uma das grandes atrações de 2017
0 Comentários “Açúcar demais é bomba para as artérias, segundo experimentos”