Economista Benito Salomão dá dicas para se livrar das dívidas em 2016
Quando o fim do ano se aproxima, chega também a temporada de pensar em mudanças. Uma das mais desejadas é alinhar a vida financeira, ou seja, conseguir pagar as contas e ainda juntar dinheiro. Para auxiliar no planejamento de 2016, o economista de Uberlândia Benito Salomão deu algumas dicas para sair do aperto e começar o novo ano com objetivos traçados.
Salomão explicou que todo começo de ano é marcado por um período de arrocho no orçamento doméstico das famílias. Isso se dá, principalmente, pelo endividamento contraído no período do Natal e por despesas sazonais, como impostos, matrículas e materiais escolares.
O ano de 2016, de acordo com ele, poderá apresentar piora na situação econômica, portanto, será necessário atenção. “A elevação do desemprego para um contingente próximo a 10 milhões de trabalhadores combinados com a elevação da inflação próxima a 11% em 2015 resultará em um forte aperto no orçamento familiar no primeiro trimestre do ano que vem”, disse.
Para reequilibrar o orçamento doméstico, o economista afirmou que a dica é reduzir alguns gastos supérfluos, de forma a oxigenar as finanças familiares. Ele também disse ser ideal separar uma parcela do 13° salário para arcar com as despesas já previstas.
Salomão comentou que, para quem tem dinheiro guardado, pagar os impostos a vista pode ser uma alternativa. Ele ressaltou que num cenário de alta dos juros e aperto no crédito o consumidor não deve buscar dinheiro emprestado para estas despesas, sob pena de enfraquecer o orçamento nos meses seguintes.
Em caso de endividamento, ele sugeriu que a pessoa procure os credores e tente negociar a dívida em parcelas e juros menores e em prazos maiores. “Procurar um advogado ou o serviço do proteção do consumidor para ajudar nesta negociação pode ser útil”, afirmou.
Para ficar longe das dívidas e manter-se financeiramente saudável em 2016, o economista disse ser necessário fazer um planejamento mensal das despesas previstas e dos rendimentos recebidos. “É preciso pensar como se fosse uma empresa, com receitas e despesas. Fazer um orçamento, separar uma quantia para poupança e saber usar bem o que sobrar, esse é o segredo”, acrescentou.
Confira abaixo, 10 passos para quitar as dívidas:
Reportagem: http://g1.globo.com/minas-gerais/triangulo-mineiro/noticia/2015/12/economista-de-uberlandia-da-dicas-para-se-livrar-das-dividas-em-2016.html
0 Comentários “Economista Benito Salomão dá dicas para se livrar das dívidas em 2016”