Infestação de ‘moscas dos estábulos’ causa prejuízos em Campo Florido
Produtores rurais e moradores de um assentamento em Campo Florido temem mais prejuízos na produção por causa de uma infestação da mosca dos estábulos. O grupo acredita que o inseto tenha se proliferado em uma usina canavieira da região.
Nas propriedades próximas a epidemia das moscas tem prejudicado boa parte dos animais. Segundo a médica veterinária, Dionísia Campos, a mosca pode deixar bovinos contaminados e doentes. “A mosca é um importante vetor da tristeza parasitária bovina, uma doença que pode levar os animais à morte”, comentou.
Na última quarta-feira (28), os moradores do assentamento ficaram e revoltados com a situação dos animais, por isso realizaram um protesto na estrada de acesso à Usina Coruripe. A Polícia Militar do Meio Ambiente esteve no local e fez uma vistoria junto à empresa canavieira para análises quanto a proliferação das moscas dos estábulos.
“Foi verificada algumas situações onde, após uma nova avaliação, eles vão ter que adequar e olhar se as questões documentais e a disposição da vinhaça estão de acordo com o plano apresentado. Estando em desacordo serão tomadas medidas administrativas e talvez até criminais cabíveis”, explicou o sargento Marivan da Polícia de Meio Ambiente.
Ao G1, a usina Coruripe informou que a mosca Stomoxys calcitrans, conhecida popularmente como “mosca dos estábulos” é uma espécie hematófaga, que precisa de sangue de animais para viver. Além disso, é um problema existente em outras regiões do país. Com o aumento das chuvas e do calor nessa época do ano, elas se proliferam rapidamente e invadem outras áreas com grande capacidade de reprodução.
A Usina Coruripe também informou que tem tomado várias ações para minimizar os impactos negativos causados pela mosca. Seja através de aplicação de inseticidas, da intensificação da limpeza dos canais, bem como fazendo aplicação de cal e de inseticida nas fazendas vizinhas.
A usina informou por meio de nota que, “ciente da complexidade desse tema, a empresa se propõe a discutir ações integradas com instituições responsáveis governamentais e pecuaristas para a busca de uma possível solução conjunta, com o intuito de continuar ajudando a promover o progresso da região.
Reportagem: http://g1.globo.com/minas-gerais/triangulo-mineiro/noticia/2015/10/infestacao-de-moscas-dos-estabulos-causa-prejuizos-em-campo-florido.html
- Anterior Barragens se rompem e enxurrada de lama destrói distrito de Mariana
- Próximo Circuito Pecuário: preço do boi gordo deve subir 4% até final do ano, prevê especialista
Bom dia, a foto da mosca mostrada não é da mosca dos estábulos. E na foto do bovino as moscas provavelmente são moscas dos chifres.
Atenciosamente,