Febre amarela: populações de Sul e Sudeste devem se vacinar logo, alerta Ministério da Saúde
O Ministério da Saúde anunciou, na última quinta-feira (14/02), que quem mora ou vai viajar para as regiões Sul e Sudeste do país deve estar vacinado contra a febre amarela. O reforço na recomendação se dá porque, segundo a pasta, há registro de circulação do vírus nessas áreas.
Apesar dos estados do Sul e Sudeste já fazerem parte da região de recomendação para a vacina, todos os estados ainda registram coberturas abaixo da meta 95%. Estima-se de pessoas não vacinadas é de cerca de 36,9 milhões no Sudeste e 13,1 milhões no Sul.
Desde novembro do ano passado, a pasta vem alertando a população sobre a importância da vacina. Além de ações que já foram implementadas, o ministério está desenvolvendo uma nova campanha publicitária nessas regiões.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Sobre a vacina
A vacina contra a febre amarela é ofertada no Calendário Nacional de Vacinação e distribuída mensalmente a todos os estados. Desde abril de 2017, o Brasil adota o esquema de dose única da vacina. De acordo com o ministério, em 2019, 1.1 milhão de doses já foram enviadas para atender a demanda dos estados.
O público-alvo para a vacina são pessoas de 9 meses a 59 anos de idade que nunca tenham se vacinado ou sem comprovante de vacinação.
Atualmente, fazem parte da área de recomendação todos os estados do sudeste, sul, centro-oeste e norte, além do Maranhão, alguns municípios da Bahia, Piauí e Alagoas. Para pessoas que viajam para áreas onde a vacina é recomendada, a orientação é tomar a dose pelo menos 10 dias antes da viagem.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
37 casos e 9 mortes no país
De acordo com o último boletim epidemiológico, com dados de julho de 2018 a 7 de fevereiro deste ano, foram notificados 834 casos suspeitos de febre amarela, sendo que 679 foram descartados, 118 permanecem em investigação e 37 foram confirmados. Destes, nove foram óbitos.
São Paulo registou 35 casos confirmados e o Paraná, 2. A maior parte dos casos ocorreu na região do Vale do Ribeira, que fica no litoral sul de São Paulo, próximo à divisa com o Paraná. Todas as mortes ocorreram no estado de São Paulo.
Reportagem e Link Original: https://oglobo.globo.com/sociedade/saude/febre-amarela-populacoes-de-sul-sudeste-devem-se-vacinar-logo-alerta-ministerio-da-saude-23452191 / Foto Capa: Reprodução/Google Imagens
Tags BrasilFEBRE AMARELANOTÍCIA DE PRIMEIRASão GotardoSG AGORASG ALERTASG NOTÍCIASSG SAÚDESUDESTE
- Anterior Loteria de São Gotardo divulga vídeo com dicas para a população evitar filas
- Próximo Com novo surto de sarampo, Brasil corre risco de perder certificado de erradicação da doença
0 Comentários “Febre amarela: populações de Sul e Sudeste devem se vacinar logo, alerta Ministério da Saúde”