A posição que a criança se senta para brincar pode ser prejudicial para o seu desenvolvimento
Sentar em “W” refere-se à postura assumida pelas crianças quando se sentam no chão com as pernas posicionadas no formato de um “W”, sendo esta uma das várias posições que a criança pode assumir enquanto brinca.
É importante que as crianças durante as brincadeiras mudem diversas vezes de posições, isso faz com que haja um fortalecimento muscular global e uma descoberta dos limites do corpo. Essa posição não irá trazer prejuízos para as crianças desde que elas permaneçam pouco tempo na mesma. No entanto, se assumida com frequência, este hábito postural pode gerar alterações ortopédicas, no desenvolvimento ósseo e no desenvolvimento motor.
Quando sentada em “W”, os quadris encontram-se no limite da rotação interna, predispondo a criança a problemas ortopédicos futuros. Nesta posição, o risco de luxação do quadril é preocupante além de favorecer o aparecimento de encurtamentos e contraturas musculares.
Além disso, quando sentada em “W”, o centro de gravidade dificilmente ultrapassará a sua base de sustentação (a área ocupada pelo “W”), desta forma, os músculos do tronco terão pouco trabalho, resultando em fraqueza muscular e dificuldade de equilíbrio.
Essa posição por períodos prolongados irá trazer vários tipos de incômodos na vida adulta dessa criança, como anteversão da cabeça do fêmur e bursite, ambos os problemas causam muita dor e prejudicam a qualidade de vida.
Algo que pode parecer simples hoje pode resultar em uma melhor qualidade de vida quando eles forem adultos!
Vamos ficar de olho!
Ana Carolina Belarmino
Fisioterapeuta
0 Comentários “A posição que a criança se senta para brincar pode ser prejudicial para o seu desenvolvimento”