Você já ouviu falar em Shantala?
Técnica indiana relaxa o bebê e aumenta o vínculo afetivo com a mãe.
Você já ouviu falar em Shantala? É uma técnica de massagem que teve origem na índia e tem como principal objetivo relaxar o bebê e aumentar o vínculo afetivo entre mãe e bebê. A técnica da Shantala é muito mais que uma massagem, através do toque na pele, ela permite que o bebê relembre o que foi vivenciado no útero materno. Os seus benefícios são: promover relaxamento diminui ansiedade e ainda ajuda naqueles casos em que o bebê está com prisão de ventre. Vou deixar aqui alguns passos da técnica:
Sente-se no chão, mantenha as costas apoiadas na parede e as pernas esticadas. Aqueça suas mãos em água morna ou friccionando-as com o óleo vegetal puro. Cada movimento deve ser repetido de três a dez vezes. Deslize as mãos espalmadas do centro do peito do bebê para as axilas e do centro do peito para os ombros.
Com as mãos em X, deslize uma mão do peito para o ombro esquerdo e a outra do peito para o ombro direito.
Envolva o braço do bebê com a mão, formando uma espécie de bracelete, e vá do ombro em direção ao punho e repita o procedimento nas duas perninhas. Abra a mãozinha do bebê com seus polegares, indo desde a palma até os dedinhos e deslize toda a mão pela mão do bebê.
Depois de virar o bebê de costas, deixando-o perpendicular às suas pernas e com a cabeça voltada para o seu lado esquerdo, mantenha as duas mãos espalmadas e faça movimentos de vai-e-vem, descendo da nuca ao bumbum e depois subindo. Por último cruze as perninhas do bebê em posição de lótus, com o pé sobre o joelho oposto e o outro joelho sobre o outro pé, e leve-as em direção à barriga. Alterne as perninhas.
Ana Carolina Belarmino – Estudante de Fsisioterapia
0 Comentários “Você já ouviu falar em Shantala?”