Conheça os perigos ao usar um wi-fi público
Ninguém resiste a uma conexão gratuita. É comum chegar a um restaurante e, antes de pedir a comida, pedir a senha para usar a internet. Mas o wi-fi público oferece alguns perigos ao internauta. Você sabia que, se não usar uma conexão segura, pode ter a privacidade invadida ou mesmo sua conta no banco acessada por outra pessoa?
Até alguns anos atrás, não encontrávamos muitos locais públicos com wifi gratuito. Hoje, por outro lado, as redes sem fio públicas estão presentes em lanchonetes, cafeterias, shoppings, praças, escolas e diversos locais. Em São Paulo são 55 mil estabelecimentos com wifi-público.
Conectamos sem dificuldades, navegamos, usamos as redes sociais e aproveitamos as conexões para checar emails.
Normalmente, em uma rede doméstica, seu computador fica protegido por um firewall e uma senha da rede. Tais recursos impedem que intrusos tenham acesso facilitado ao tráfego de dados da sua máquina. No caso de wifi-público, você é apenas um das centenas de máquinas conectadas.
Uma pessoa má intencionada que entenda um pouco de redes não deve ter dificuldade para interceptar as informações da sua máquina. Muitas vezes, o ataque não passa de uma exploração nas pastas do seu celular, mas ele pode ser uma invasão bem pior.
Mantenha programas de segurança instalados no celular, não acesse o site do banco usando as redes públicas, procure usar senhas complexas em seus logins, tome cuidado com páginas suspeitas e, se puder, acesse apenas o básico.
Reportagem:http://noticias.r7.com/sp-no-ar/fotos/conheca-os-riscos-que-voce-corre-ao-usar-um-wi-fi-publico-27042015#!/foto/6
0 Comentários “Conheça os perigos ao usar um wi-fi público”