São Gotardo tem 180 casos de Dengue confirmados no início de 2016
Na tarde desta quarta-feira de cinzas (10/02) em São Gotardo, a Realtec Solução em Gestão em parceria com o Setor de Vigilância Sanitária e Secretaria de Saúde de São Gotardo realizou uma comitiva de imprensa para apresentar uma campanha emergencial em combate ao mosquito Aedes Aegypti na cidade. Após 180 casos de dengue serem confirmados pelo Setor de Vigilância Sanitária e este número poder ser quadruplicado devido aos casos que não foram cadastrados nos sistemas de saúde de São Gotardo, a campanha de combate emergencial ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus será iniciada e toda a população deverá fazer sua parte durante este mês de fevereiro e todo ano de 2016.
A Comitiva foi realizada na Realtec e teve presença de praticamente todos os meios de comunicação de São Gotardo. Após os gráficos serem mostrados pelo responsável do Setor de Vigilância Sanitária Davi Sato, números preocupantes e alarmantes foram apresentados de casos de dengue em São Gotardo e em Guarda dos Ferreiros. Em apenas dois meses do ano de 2016, os números já correspondem a mais da metade de todo os casos registrados em 2015. Se no ano de 2015 296 pessoas foram confirmadas com Dengue, nos meses de Janeiro e Fevereiro de 2016 mais de 180 pessoas foram confirmadas com o vírus da dengue segundo o chefe do Setor de Vigilância Sanitária. O número porem pode ser pelo menos quadruplicado. Davi explicou que muitas pessoas se alto-medicam e outras nem mesmo sabem que estão com dengue.
Levando em consideração todas estas situações, o número de pessoas pode ser multiplicado por quatro ou até mesmo cinco vezes, estimando cerca de mais de 800 pessoas infectadas. O bairro Alto Bela Vista é o local com mais casos de dengue e também o bairro com o maior índice de foco e procriação do mosquito Aedes. Vale ressaltar que o Aedes Aegypti está mais forte e consegue se adaptar e depositar seu foco em praticamente todos os lugares de concentração de água. Hoje São Gotardo possui 15 Agentes Sanitários para 17.816 imóveis. Enquanto isso, após seu nascimento, o mosquito da Dengue consegue espalhar seu foco em uma área de aproximadamente 200 metros.
Em apenas dois meses em 2016, números já são mais da metade de todo 2015/Foto: SG AGORA
Sobre a campanha emergencial de combate ao mosquito, a mesma foi idealizada pela Realtec, porem demais empresas e Órgãos de São Gotardo deverão participar das ações que serão realizadas durante todo o mês de Fevereiro. No dia 27 a primeira parte da campanha será encerrada com o “Dia L” e toda a população poderá participar da ação reunindo lixos recicláveis e possíveis locais de recriação do mosquito como pneus velhos, tampas de vasos de flores, entre outros em suas casas para estes serem recolhidos pela Prefeitura Municipal de São Gotardo.
Os lixos serão levados para o aterro sanitário da cidade e serão aterrados consequentemente. Segundo o presidente da Realtec, Senhor Fábio Castelhone, toda a população precisa se conscientizar sobre o perigo do mosquito transmissor das três doenças fatais e fazer sua parte na prevenção de seu nascimento e procriação. A campanha mobilizará casas, empresas, Órgãos religiosos, escolas e toda a população de São Gotardo, Guarda dos Ferreiros e também as zonas ruais da cidade. O Portal SG AGORA dará apoio a campanha e cobrirá com exclusividade todas as ações que serão feitas em prol desta causa solidária de extrema importância e de total responsabilidade de toda a população Sangotardense.
Participe e combata o mosquito Aaedes Aegepity!
Gráfico da última semana já registrava 165 casos de dengue em São Gotardo/Foto: SG AGORA
Reportagem e fotos: Portal SG AGORA
0 Comentários “São Gotardo tem 180 casos de Dengue confirmados no início de 2016”