Região de São Gotardo, Rio Paranaíba e Campos Altos é forte no cultivo de hortifrutis
Para tanto, foram desapropriados 500 quilômetros quadrados de terras contínuas nos municípios Ibiá, Campos Altos e Rio Paranaíba, além de São Gotardo, o que atraiu colonos paulistas para essa região do cerrado mineiro. Atualmente, é um significativo celeiro de produtos hortifrutigranjeiros do país.
Em 2010, o Sebrae Minas criou o programa de gestão avançada para os produtores de hortifruticultura na região que fomentou o crescimento da produção na região, com os produtores também ampliando a produtividade e agregando valor ao produtos.
Agora, com a criação da marca própria, a expectativa é grande. Para o produtor Yukio Nakamura, a iniciativa é positiva por trazer diversos benefícios para os produtores dos quatro municípios. “Vamos manter o trabalho em conjunto, em parceria, e fazer o nosso produto ficar conhecido no país inteiro”, afirma Nakamura.
Para o analista do Sebrae Minas Cláudio Wagner de Castro, com produtos diferenciados e safras significativas, os agricultores do Alto Paranaíba, conseguiram agregar valor a seus produtos e estão ganhando mais com isso.
“Graças ao programa de gestão avançada verificaram-se aumentos nas áreas de plantio e de produtividade, o que gerou maior faturamento”, afirma Castro.
O produtor Jorge Kiryu, presidente do Conselho Regulador da Região de São Gotardo, diz que o objetivo é proteger a qualidade dos produtos, garantindo que o consumidor adquira alimentos confiáveis, sabendo de onde veio o produto que ele está consumindo.
Segundo Kiryu, a tentativa dos produtores é fazer com que o hortifrutigranjeiro “São Gotardo” fique conhecido, inclusive, pelo consumidor final. “Vamos trabalhar em conjunto e fazer o nosso produto, que já é diferenciado no mercado, ficar conhecido, inclusive pelo consumidor final. Esperamos um bom resultado da marca. É um novo ciclo que começa”, afirma o produtor.
“Os produtores estão ajustando a cabeça. É um trabalho coletivo. Vamos cumprir os procedimentos, desenvolver bons produtos e dizer que são da Região de São Gotardo. Batata de São Gotardo. Cenoura de São Gotardo. Alho de São Gotardo. Todos, produtos autênticos”, detalha Kiryu.
Reportagem: http://www.portaldoagronegocio.com.br/noticia/regiao-mineira-e-forte-no-cultivo-de-hortifrutis-121756
- Anterior Tursitas que vão viajar, confiram 10 golpes que vocês podem evitar em outros Países
- Próximo Carreata de Natal Beneficente faz a alegria de crianças de São Gotardo e Guarda dos Ferreiros
0 Comentários “Região de São Gotardo, Rio Paranaíba e Campos Altos é forte no cultivo de hortifrutis”