Queimada em área rural provoca “nuvem de fumaça” em São Gotardo
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Se já não bastasse o tempo de seca vivido por todos os moradores de São Gotardo neste ano de 2021, nesta sexta-feira (10/09), a cidade amanheceu coberta com uma “nuvem de fumaça” em todo o céu. O motivo: mais uma queimada criminosa em áreas rurais próximo ao perímetro urbano. Em tempos de pandemia, um agravante ainda mais prejudicial para os pulmões das pessoas e todos os seres vivos. Infelizmente, essa não é a primeira queimada registrada na cidade e também na região do Alto Paranaíba no ano.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
A queimada que provocou a tóxica “nuvem de fumaça” foi registrada em uma área rural próxima ao bairro Liberdade. Através da rede social Facebook, o morador de São Gotardo Gilson Junio, registrou o incêndio ainda na parte da manhã desta sexta-feira (clique e assista). Devido ao período seco, o fogo se espalhou rapidamente atingindo uma grande área rural e proporcionando uma intensa fumaça. Por volta das 16:00 horas, a fumaça ainda permanecia em todo céu São-Gotardense. Próximo ao Balneário da cidade, o incêndio também foi registrado.
“Nuvem de fumaça” cobriu toda cidade (Foto: SG AGORA)
Além de prejudicar a saúde de pessoas que já sofrem com problemas respiratórios e também população de uma maneira geral, as queimadas afetam animais, árvores, nascentes e todo ecossistema, provocando a curto, médio e longo prazo, o apodrecimento do solo fértil e capacidade do ambiente queimado de se recuperar. Uma devastação não vista somente por quem a provoca, independente de sua motivação.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
É preciso ressaltar ainda que, devido a não possuir uma Unidade do Corpo de Bombeiros, o município de São Gotardo na grande maioria das vezes fica a mercê da boa vontade das pessoas do bem ou dos poderes municipais da cidade para controlar tais incêndios. E mais, queimadas urbanas podem gerar multa, podendo configurar crime sob pena de até quatro anos de prisão, de acordo com a Lei de Crimes Ambientais, nº 9.605, tem descrito no artigo 54.
Respeite o meio ambiente!
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
.
Reportagem: Diego Oliveira/Portal SG AGORA / Fonte da Reportagem: Facebook/Gilson Junio / Fotos Utilizadas e Foto Capa: Diego Oliveira/Portal SG AGORA
Tags CRIME AMBIENTALDENÚNCIAINCÊNDIOLIBERDADENOTÍCIA DE PRIMEIRANUVEM DE FUMAÇAQUEIMADASSão GotardoSG AGORA
- Anterior Saiba como funcionam os métodos de análise de potássio no solo
- Próximo Mercado brasileiro de fertilizantes corre risco de “apagão”?
0 Comentários “Queimada em área rural provoca “nuvem de fumaça” em São Gotardo”