Casos de Dengue passam de 180 para 222 e número pode ser quadruplicado em São Gotardo

Foto: Roncalli Notícias
Compartilhe:

Após a reportagem do Portal SG AGORA sobre o alerta da epidemia de Dengue em São Gotardo, o número de pessoas notificadas com a doença na cidade cresceu surpreendentemente em praticamente uma semana e o sinal de alerta precisa ser ligado por toda a população. Se na primeira reportagem 180 pessoas haviam sido diagnosticadas nos hospitais e laboratórios de São Gotardo com o vírus da Dengue, nesta semana este número já subiu para 222. Vala ressaltar que o número pode ser quadruplicado se levado em consideração o fato de algumas pessoas se auto-medicarem ou os casos que não são registrados nos hospitais da cidade. Fazendo uma matemática simples estima-se que mais de 800 (número exato: 888) pessoas foram infectadas com o vírus da Dengue em São Gotardo.

Leia mais:
São Gotardo tem 180 casos de Dengue confirmados no início de 2016

Para tentar acabar com o foco do mosquito transmissor não só da Dengue mas também das perigosas doenças chikungunya e zika vírus, a Realtec Gestão em Solução em parceria com a Prefeitura Municipal de São Gotardo, iniciou uma campanha emergencial na última semana onde através de placas, carros de som, faixas, outdoors e diversas ações nas redes sociais a mensagem de alerta a população é passada sobre a epidemia de Dengue vivida na cidade e como os Sangotardenses deverão lutar contra o Aedes aegypti. No dia 27 de Fevereiro “O Dia da Limpeza” será promovido em São Gotardo e todas a população poderá contribuir juntando seus lixos em quintais e lotes e recolhe-los para o mutirão da limpeza que acontecerá em toda cidade. Alem das ações programadas, um caminhão da Prefeitura Municipal já está visitando os bairros de São Gotardo realizando o processo de recolhimento de lixo. Todo material recolhida será levado para o aterro sanitário e aterrado.

Os vírus da dengue, chikungunya e zika são transmitidos pelo o Aedes aegypti levam a sintomas parecidos nas três doenças como febre e dores musculares. Zika e dengue são do gênero Flavivirus, já o chikungunya é do gênero Alphavirus, porem as doenças têm gravidades diferentes. A dengue, que pode ser provocada por quatro sorotipos diferentes do vírus, é caracterizada por febre repentina, dores musculares, falta de ar e moleza. A forma mais grave da doença é caracterizada por hemorragias e pode levar à morte. O chikungunya caracteriza-se principalmente pelas intensas dores nas articulações. Os sintomas duram entre 10 e 15 dias, mas as dores articulares podem permanecer por meses e até anos. Complicações sérias e morte são muito raras. Já a febre pelo vírus da zika leva a sintomas que se limitam a no máximo 7 dias. Apesar de os sintomas serem mais leves do que os de dengue e chikungunya, a relação do vírus com a microcefalia e a possível ligação com a síndrome de Guillain-Barré tem trazido preocupação.

Faça sua parte e contribua para a não prosperação do Aedes aegypti em São Gotardo!

12742558_988010984619798_2421296441649673105_n

Compartilhe:

0 Comentários “Casos de Dengue passam de 180 para 222 e número pode ser quadruplicado em São Gotardo”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ANUNCIE
ANUNCIE

Enquetes

Desculpe, não há enquetes disponíveis no momento.

Redes Sociais

Facebook22k
YouTube2k
Instagram10k
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial