“Operação Tapa Buracos”, “Cimento ou Asfalto” e “Qualidade da Obra”: Secretário de Obras responde principais questionamentos sobre os buracos nas ruas de São Gotardo
Os buracos finalmente começaram a ser tampados nas ruas e avenidas de São Gotardo. Após centenas de reclamações da população São-Gotardense e até mesmo acidentes causando danos em veículos devido ao tamanho de alguns buracos, começou nesta última segunda-feira (01/04), mais uma “Operação Tapa Buracos” em nossa cidade (CONFIRA A ENTREVISTA EM VÍDEO NO FINAL DA REPORTAGEM). O Portal SG AGORA conversou com o Secretário Municipal de Obras de São Gotardo, César Barbosa, que justificou que o atraso do início da “operação” foi devido as constantes chuvas no início de 2019 e a falta de repasses de verbas as prefeituras dos governos anterior e atual de Minas Gerais. O Secretário porem falou também, que, a partir de agora, situações como esta dificilmente acontecerão novamente devido a aquisição de uma usina de asfalto frio e maquinário para realizar o assentamento do asfalto nas ruas e avenidas São-Gotardenses. César também explicou o porquê está sendo jogado cimento ou concreto nos buracos e falou sobre a qualidade do asfalto que está sendo produzido pela própria Prefeitura Municipal, usado na “Operação Tapa Buracos”. Confira os principais pontos da entrevista abaixo concedida ao Portal SG AGORA.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
“Operação Tapa Buracos”
Iniciada nesta última segunda (01), a “Operação Tapa Buracos” será realizada em todo o perímetro urbano de São Gotardo. César disse ao Portal SG AGORA, que tem ciência dos locais com buracos que necessitam com urgência da operação e que desta vez, nenhum buraco ficará sem ser tampado na cidade. Um dos locais com maior número de reclamações da população, a Avenida das Rosas, no bairro Mansões do Lago, foi a primeira a receber a abra de recapeamento do asfalto. Ruas e avenidas dos bairros Taquaril, Boa Esperança e Liberdade, serão as próximas a receberem a “Operação Tapa Buracos”, de acordo com o Secretário do Setor de Obras Municipal. A operação deverá ser realizada em torno de dois (02) meses, se as condições climáticas contribuírem para a realização da mesma. O distrito de Guarda dos Ferreiros também recebeu as obras da “Operação Tapa Buracos”. Segundo César, o local recebeu a operação no mês de Janeiro. Os moradores de Guarda dos Ferreiros também sofreram com os buracos espalhados pelo distrito e até mesmo a falta de asfalto em várias ruas e avenidas. César garantiu que tal problema e situação emergencial de buracos em São Gotardo e em seus distritos, acabará a partir de agora, graças a aquisição de usina de fabricação de asfalto frio, comprada pela Prefeitura Municipal de São Gotardo.
“Cimento ou Asfalto?”
Um dos maiores questionamentos da população e que chegou a virar até mesmo motivo de “chacota” para alguns, César explicou que o “cimento ou concreto” que está sendo jogado nos buracos nas ruas e avenidas da cidade, faz parte do processo de preparação para o assentamento do asfalto nos locais posteriormente. De acordo com o Secretário, o método tradicional, seria jogar “cascalho”, para depois colocar o asfalto por cima, porem, tal processo é mais demorado gastando em média de três (03) a quatro (04) dias para secar e estar pronto para a passagem de veículos. Utilizando concreto, após no máximo duas horas de sua fixação, o asfalto já pode ser assentado por cima. Além disso, segundo César, o material a base de cimento é melhor para gerar durabilidade após todo o processo da operação ser concluído. O Secretário também fez um pedido para a população para evitar jogar água nas ruas e avenidas após a fixação do cimento ou asfalto, para que os mesmos possam ser assentados de maneira correta. Para que o processo fique 100%, o ideal é que não seja jogado água por pelo menos 24 horas após o processo ser realizado.
“Qualidade do asfalto frio”
Sobre a qualidade do asfalto que está sendo colocado na operação, César garantiu a população, que o mesmo é de excelente qualidade. Questionado sobre o porque de usar asfalto frio e não quente, o Secretário disse que o processo de utilização do asfalto frio é mais ágil e prático, principalmente no processo de assentamento do mesmo. Como o asfalto convencional precisa ser aplicado e compactado em altas temperaturas, tal serviço precisa ser realizado de forma rápida, antes que o asfalto esfrie. Com o asfalto frio o processo é mais simples e demanda de menos equipamentos. César disse ainda, que a partir e agora, a própria Prefeitura Municipal de São Gotardo poderá fabricar seu asfalto, através da aquisição de uma usina de asfalto frio. Com o novo investimento situado próximo ao Parque de Exposições de São Gotardo, a cidade terá asfalto frio durante todo. Além disso, César disse que o restante do maquinário necessário para realizar obras de pavimentação de asfalto também foi comprado pela Prefeitura Municipal, tendo agora o Setor de Obras mão de obras e máquinas disponíveis durante todo o ano para a realizar trabalhos como a “Operação Tapa Buracos”.
“Demora do início da Operação” e “Disque Buracos”
Sobre o porquê da “Operação Tapa Buracos” ter demorado tanto a ser realizada, chegando a registrar buracos em praticamente todas as rus de São Gotardo, César disse que as constantes chuvas nos meses de Janeiro e Fevereiro, contribuíram para o atraso das obras recapeamento. Segundo o Secretário, de nada adiantaria tapar os buracos, se chovesse logo em seguida. Outro problema encontrado para a realização da operação, foi o atraso das verbas dos governos estaduais de Minas Gerais anterior e atual. De acordo com César, Fernando Pimental deixou de repassar cerca de 9 milhões em reais a Prefeitura Municipal de São Gotardo e Romeu Zema já atrasou com cerca de 4 milhões de reais. As obras só foram inciadas graças ao pagamento da população de impostos como o IPVA e recursos próprios da Prefeitura Municipal de nossa cidade, além da adquirição da usina de asfalto frio. Devido aos vários buracos em toda cidade no início de 2019, César pediu ajuda a população São-Gotardense para que o Setor de Obras Municipal saiba onde ainda possui buracos na cidade que necessitam da operação. O Secretário disse que as pessoas devem entrar em contato com o Setor de Obras através do telefone (34) 3671-7244 e dizer o nome da rua e localização do buraco. César garantiu que situações com esta, não acontecerão novamente em São Gotardo.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
O Portal SG AGORA continuará realizando o trabalho de fiscalização da “Operação Tapa Buracos” para saber se a obra foi realizada no tempo prometido pelo Secretário César Barbosa e aproveitamos para agradecer pela prestatividade do responsável pelo Setor de Obras de nossa cidade, por nos receber e responder os questionamentos dos moradores do município de São Gotardo. Nosso Site também aproveita para desculpas a população São-Gotardense pela demora em buscar respostas sobre os buracos que se espalharam em praticamente todas as ruas de nossa cidade. Infelizmente temos passado por alguns problemas que dificultaram e nos desmotivaram a buscar sempre executar nosso trabalho com dedicação e em prol de São Gotardo. Porem o único motivo de nossa criação falou e sempre falará mais alto: levar informação com qualidade e respeito à todos e dar nosso melhor para a população de nossa cidade, mesmo as vezes sendo oprimidos por alguns. Aproveitamos a oportunidade para enfatizar nosso canal de denúncias sobre todos os assuntos relacionados a São Gotardo e Região, através do número (34) 99199-9106 (Telefone ou WhatsApp). Portal SG AGORA – Notícia de Primeira há quase 5 anos em São Gotardo –
Confira a entrevista em vídeo:
Reportagem: Diego Oliveira/Portal SG AGORA / Fonte da Reportagem: César Barbosa/Responsável pelo Setor de Obras de São Gotardo / Fotos Utilizadas: Portal SG AGORA/Recebidas através do WhatsApp do Portal SG AGORA / Vídeo: Facebook/Portal SG AGORA / Foto Capa: Diego Oliveira/Portal SG AGORA
Tags BURACOSCÉSAR BARBOSAGuarda dos FerreirosNOTÍCIA DE PRIMEIRAOPERAÇÃOSão GotardoSG AGORASG DENÚNCIASG NOTÍCIASTAPA BURACOS
- Anterior São Gotardo ficará sem água durante todo o dia nesta quinta-feira
- Próximo Fiscalização contra motoristas que dirigem sob efeito de drogas ganhará uma nova ferramenta em breve
0 Comentários ““Operação Tapa Buracos”, “Cimento ou Asfalto” e “Qualidade da Obra”: Secretário de Obras responde principais questionamentos sobre os buracos nas ruas de São Gotardo”