ONDA DE CALOR NO BRASIL: temperaturas podem chegar a 45ºC e ‘risco à vida’
À medida que o calendário se aproxima do início oficial da primavera, uma intensa onda de calor está pronta para varrer o país, pondo fim ao inverno de forma surpreendente. Segundo a MetSul, as cinco regiões do Brasil serão atingidas pelo fenômeno, que pode provocar as maiores temperaturas do mês de setembro e até quebrar recordes em alguns lugares. O pico do calor deve se dar entre o final desta semana e o começo da semana que vem.
Essa mudança climática está sendo causada pela atuação de um bloqueio atmosférico que impedirá a chegada das frentes frias, que normalmente seriam esperadas para este período.
.
Foto: Marc Bruxelle – Shutterstock
.
O calor intenso e extremo pode ser perigoso. A previsão indica que temperaturas em torno de 40ºC serão registradas, por exemplo, no Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Rondônia, Amazonas, Pará, Tocantins, Bahia, Piauí e Maranhão. A maior temperatura registrada oficialmente até hoje no Brasil foi de 44,8°C em Nova Maringá, Mato Grosso, em 4 e 5 de novembro de 2020, ressalta a MetSul. Segundo a consultoria, podem ser superados durante esta onda de calor extremo.
As recomendações dos especialistas para se proteger nessa onda de calor incluem beber muito líquido, usar roupas leves, se proteger com chapéu, óculos de sol, usar protetor solar e evitar esforço físico nas horas mais quentes do dia.
.
Reportagem: Lhorrayne Martins/ Portal SG AGORA / Fonte da Reportagem e Foto Capa: oglobo.com
0 Comentários “ONDA DE CALOR NO BRASIL: temperaturas podem chegar a 45ºC e ‘risco à vida’”