Lotação de cemitério de Rio Paranaíba gera reclamações e assunto vai para o Ministério Público
A lotação do único cemitério de Rio Paranaíba gerou reclamação de uma moradora que não encontrou espaço para enterrar entes falecidos. Ela teve que recorrer ao empréstimo de um jazigo de outra família.
O cemitério de Rio Paranaíba tem 5400 metros quadrados e mais de dois mil túmulos. A Prefeitura informou que estuda a construção de um novo espaço nos próximos meses. O Ministério Público também sugeriu uma alternativa.
Edilaine Aparecida da Silva perdeu o pai e o avô no mês de novembro. No entanto, ela nunca pensou em comprar um espaço no cemitério. Quando o pai faleceu ela procurou o local para adquirir uma sepultura para enterrá-lo, mas descobriu que o cemitério estava lotado. “Eu precisei arrumar emprestado um espaço no cemitério com uma outra família, com o compromisso de um dia devolver”, disse.
Porém, no mesmo mês o avô de Edineia também morreu e a história voltou a se repetir. Ela enterrou o avô no túmulo de uma tia. A moradora informou que precisa adquirir um espaço com urgência, para que a história não volte a acontecer. “Não quero passar por isso mais, preciso adquirir um espaço, talvez no novo cemitério, quando ficar pronto, para enterrar outras pessoas da família e fazer a transferência dos restos mortais do meu pai e avô. Não faz sentido eles ficarem separados”, finalizou.
O cemitério não tem estrutura para receber novos túmulos, e o que se vê no entorno do local é um amontoado de jazigos sem organização. Segundo o prefeito Márcio Antônio Pereira, o Município vai adquirir uma área para a construção de um novo cemitério.
Ainda de acordo com o prefeito, alunos da Universidade Federal de Viçosa estão terminando de elaborar um projeto, que será entregue nos próximos dias, que trata da construção do novo cemitério. Ele disse que o local já está definido, apenas não foi feita a desapropriação da área para a Prefeitura. “A desapropriação depende de algumas licenças ambientais que estão sendo providenciadas. Esse terreno tem aproximadamente três hectares e fica próximo ao Bairro Olhos D’água”, finalizou.
O Ministério Público (MP) também atua para tentar resolver o problema em Rio Paranaíba. Algumas reuniões foram feitas, onde foram apresentadas possíveis soluções.
Uma delas é a desativação de um asilo de idosos que fica ao lado do cemitério e que está em más condições, prejudicando a saúde dos idosos, ou seja, seria realizado a transferência dos idosos para outro lugar e o local do asilo seria usado para ampliar o cemitério. Segundo o MP, o asilo é um imóvel grande, onde seria possível dobrar a quantidade de túmulos, além disso resolveria o problema dos idosos, no entanto o prefeito da cidade não acatou a sugestão.
Assistam a reportagem feita pelo Jornal TV Integração clicando aqui
Prefeito prometeu comprar um novo lote para resolver o problema/Foto:Reprodução/TV Integração
Reportagem: http://g1.globo.com/minas-gerais/triangulo-mineiro/noticia/2015/12/lotacao-de-cemiterio-de-rio-paranaiba-gera-reclamacao-de-moradora.html
0 Comentários “Lotação de cemitério de Rio Paranaíba gera reclamações e assunto vai para o Ministério Público”