Crianças que praticam atividade física podem afastar o risco de doenças cardiovasculares e sedentarismo na idade adulta
Em época de diversões eletrônicas, é cada vez mais raro ver as crianças saírem para praticar exercícios. Assim, o sedentarismo pode ser considerado um fator de risco para o desenvolvimento de diversas doenças, como hipertensão arterial, diabetes, obesidade, ansiedade, aumento do colesterol, infarto do miocárdio, além de ser considerado o principal fator de risco para a morte súbita.
E para diminuir as probabilidades destes problemas, um estilo de vida mais saudável, aliado a prática de atividade física precisam ser adotados desde cedo. O estímulo à prática de atividade física começa desde o nascimento, onde os pais tem o papel fundamental de despertar esse interesse nas crianças.
A atividade física na infância auxilia no desenvolvimento do sistema osteomuscular, no controle da glicemia, dos lípideos e da pressão arterial. Além disso, ajuda no tratamento da ansiedade, depressão e ainda, na prevenção de vários tipos de câncer.
Crianças com excesso de peso tende a ser adulto obeso e mais propenso a desenvolver diabete, hipertensão arterial, acidente vascular cerebral e infarto do miocárdio cada vez em idades mais jovens.
A educação física escolar tem importante papel nesta missão, pois boa parte do dia de uma criança é passado na escola. Mas, cabe aos pais a responsabilidade de dar o exemplo e criar oportunidades para que seus filhos possam ter uma prática regular de exercícios físico, como a pratica de esportes como judô, futebol, ballet, natação, dança entre outros, que além de evitar o sedentarismo e a obesidade, podem trazer outros benefícios para as crianças
como a sociabilização.
ANA CAROLINA BELARMINO
FISIOTERAPEUTA
CREFITO: 21380 LTT-F
0 Comentários “Crianças que praticam atividade física podem afastar o risco de doenças cardiovasculares e sedentarismo na idade adulta”