Como descobrir se alguém está roubando a sua internet? Aprenda!
Com o avanço da tecnologia e a necessidade de estar sempre conectado, a rede Wi-Fi doméstica tornou-se algo obrigatório, seja para o uso de smartphones, tablets, laptops ou TVs.
Contudo, há sempre a preocupação de que alguém possa estar “roubando” o seu sinal, ou seja, conectando-se à sua rede sem permissão.
É possível fazer essa verificação de vários modos. A mais simples é olhar os LEDs do seu roteador, para ver se ele está piscando mais do que o usual. Porém, caso haja outros aparelhos conectados à sua rede, você não conseguirá identificar nenhuma alteração.
Uma alternativa é acessar as configurações do seu roteador. Todo modelo apresenta uma lista com as conexões ativas naquele momento. Isso possibilita o bloqueio de qualquer atividade estranha. Ainda que cada aparelho possua a sua própria interface, é possível acessar as configurações, normalmente disponíveis no endereço: http://192.168.0.1.
Uma última opção é utilizar programas capazes de identificar conexões estranhas. Um deles é o SoftPerfect Network Scanner. O software faz uma listagem de todos os IPs e aparelhos conectados à sua rede.
Abaixo, listamos o passo a passo para você checar os dispositivos conectados. Caso você possua 7 aparelhos conectados, mas a lista apresentar 10, há algo errado.
Criando uma rede segura
O modo mais simples de evitar conexões estranhas é resetar o roteador e alterar as suas configurações:
Trocar o nome da rede (SSID) e a senha de acesso. Sem isso, o equipamento usará um nome padrão de fábrica e sem senha, facilitando a descoberta por um possível cibercriminoso.
Criptografia WPA2: o WPA ou WPA2 são protocolos muito mais seguros que o WEP, que pode ser quebrado com facilidade.
Desativar WPS (WI-Fi Protected Setup): o recurso gerencia a segurança mas ainda continua vulnerável. Em algumas horas, o PIN de 8 números pode ser quebrado por um ataque de força bruta, deixando a rede exposta.
Ativar filtro de MAC: com isso, apenas os aparelhos autorizados poderão se conectar à rede. Cada dispositivo possui uma placa de rede própria, identificada por números e letras. Ao cadastrar essa informação no roteador, apenas tais endereços terão acesso.
Desativar exibição do nome da rede (SSID): desse modo, a rede torna-se invisível para outras pessoas.
Definir senha para modificar configurações: além da senha de acesso à rede, é importante criar outra para mexer no roteador em si.
Atualização de firmware: isso soluciona erros de segurança amplamente conhecidos, uma vez que um software desatualizado significa mais brechas.
Reportagem: http://www.jornalciencia.com/tecnologia/diversos/5147-como-descobrir-se-alguem-esta-roubando-a-sua-internet-aprenda
0 Comentários “Como descobrir se alguém está roubando a sua internet? Aprenda!”