Com chifres e cauda torta, “Cometa do Diabo” já pode ser visto no Brasil; saiba como ver
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
O cometa 12P/Pons-Brooks, conhecido como “Cometa do Diabo”, já se aproximou da Terra e estará visível durante o mês de abril, em países das Américas do Norte e do Sul, incluindo o Brasil. O fenômeno chegou próximo a terra no dia 08 de Abril e poderá ser visto em nosso país a partir desta semana.
O “Cometa do Diabo” contorna o sistema solar a cada 71 anos e sua última aparição aconteceu em 1952, de acordo com a Associação Britânica de Astronomia. O 12P/Pons-Brooks – nome técnico – foi batizado assim por conta dos dois astrônomos que o observaram pela primeira vez: o francês Jean-Louis Pons (1812) e o britânico William Robert Brooks (1883).
O apelido de “cometa do diabo” veio por conta da aparência assimétrica do fenômeno como se tivesse chifres. Esse formato seria resultante da pressão exercida pela radiação solar, que moldou uma cauda de gás e poeira na trajetória do astro.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
O Cometa do Diabo apareceu inicialmente no hemisfério norte. Desde o dia 08 de Abril, ele já era visto em cidades dos Estados Unidos da América. No Brasil, o Cometa chegará totalmente visível a partir do dia 21 de Abril, com mais visibilidade nas regiões do Norte e Nordeste. O fenômeno poderá ser observado a partir das 17:45, terminando por volta das 20:00 horas.
Por estar em uma região mais baixa do Brasil, a região Sudeste poderá observar o “Cometa do Diabo”, porem com menos visibilidade. Ele já está bem baixo no céu. De acordo com a NASA, será possível observá-lo a 15° da linha do horizonte, na direção oeste, na direção esquerda ao planeta Júpiter.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
.
Reportagem Original: Portal UOL/https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2024/04/08/cometa-do-diabo.htm / Adaptação de Texto: Diego Oliveira/Portal SG AGORA / Foto Capa: Reprodução Vídeo/Barry/Lori Flansburg
0 Comentários “Com chifres e cauda torta, “Cometa do Diabo” já pode ser visto no Brasil; saiba como ver”