Colunista: Você sabe qual seu tipo de pisada?

Você já percebeu que seus sapatos sempre são mais gastos de um lado do que de outro? Sente dores frequentes em joelhos e tornozelos e o ortopedista já descartou todas as patologias? Você precisa ler essa reportagem!
O modo como se pisa é determinado a partir das características anatômicas de cada indivíduo, como, por exemplo, os tipos de pé, joelhos e flexibilidade nas articulações. Cada pessoa pisa de uma maneira, mas costuma-se generalizar em três tipos:
Durante o passo o peso do corpo deve ser igualmente distribuído na sola do pé, o que acontece quando a pisada é pronada ou supinada é que o peso é distribuído de forma desigual, sobrecarregando a região lateral (de fora) ou medial (de dentro) do pé. Isso pode acarretar diversas lesões, dores em tornozelo, joelhos e até mesmo na coluna. Isso acontece porque a alteração na sola do pé pode gerar como consequência uma alteração nos joelhos e até mesmo na coluna.
A melhor maneira de descobrir como se pisa é procurar um ortopedista, de preferência especializado em tornozelo e pé. Caso alguma doença não seja diagnosticada, faz-se o teste com um fisioterapeuta uma análise de marcha.
É importante que a pessoa reconheça o seu tipo de pisada, pois poderá assim escolher melhor os seus sapatos a fim de evitar maiores complicações. Para quem corre é de extrema importância ter essa informação, pois a escolha de um tênis adequado pode evitar lesões e prevenir dores. Então, pergunte ao seu fisioterapeuta sobre sua marcha e evite problemas futuros relacionados a ela !!
Ana Carolina Belarmino
Fisioterapeuta
- Anterior Quatro pessoas ficam feridas após acidente envolvendo ônibus e caminhão na BR-354
- Próximo Cepea: ampla oferta de bois e alta da exportação devem favorecer setor
Comentários fechados