Ácaros predadores para o controle biológico nas culturas de morango e flores reduze em até 80% uso de acaricidas
O pesquisador do Instituto Biológico, Mário Eidi Sato, destaca uma das pesquisas realizadas para o controle biológico que contemplam o cultivo do morango. Os estudos iniciaram no ano de 2000, na época existiam poucos relatos sobre o uso de ácaros predadores em cultivos agrícolas, com isso a pesquisa focou no controle de ácaro-rajado nos morangos.
A liberação em algumas culturas, como o morango, devem começar com 1 a 5 ácaros quando a infestação é de 30% no campo. Quando a liberação é feita inicialmente, pode chegar a 100% de controle. O controle biológico, é possível reduzir para apenas duas aplicações e em alguns casos até mesmo ter a redução em até 70% de acaricidas no cultivo de morangos e flores ornamentais.
A produção em série, já existe, porém a preferência é por agricultores familiares. Mário Eidi Sato, explica que os próximos passos da pesquisa, é buscar por ácaros que possam atingir as pragas no campo, em laboratórios já tem espécies que são efetivas para o controle de mosca-branca e tripes.
As consequências do ácaro-rajado para algumas culturas podem ocorrer cerca 80% de perda da produção. O morango é uma das culturas mais difíceis de controlar os ácaros-rajado.
Acesse também o site do Instituto Biológico: www.biologico.sp.gov.br
Reportagem Original: https://www.noticiasagricolas.com.br/videos/hortifruti/201978-acaros-predadores-para-o-controle-biologico-nas-culturas-de-morango-e-flores-reduze-em-ate-80-uso-de.html#.WgELQ1tSzIU / Foto Capa: Reprodução/G1/Tony Winston
Tags ÁCAROSagronegócioMORANGOSNOTÍCIA DE PRIMEIRASG AGORASG AGRONEGÓCIOSSG NOTÍCIAS
- Anterior Novo teste genético promete maior precisão no diagnóstico do câncer de mama
- Próximo Grupo explode caixa de agência bancária e usa miguelitos para impedir passagem de policias em Arapuá, MG
0 Comentários “Ácaros predadores para o controle biológico nas culturas de morango e flores reduze em até 80% uso de acaricidas”