Proposta do Projeto de Recuperação e Preservação Hidroambiental da Microbacia do Córrego Confusão II é aprovado em São Gotardo
No dia 15 de Janeiro de 2020, em São Gotardo, foi realizada a Reunião de Apresentação da Proposta do Projeto de Recuperação e Preservação Hidroambiental da Microbacia do Córrego Confusão II, localizado no município São-Gotardense e um dos afluentes que abastece o Rio São Francisco. A reunião teve como objetivo principal aprovar a segunda etapa do projeto, que visa a recuperação da área em torno ao córrego, principalmente a região da nascente que é uma área de preservação ambiental. Com a aprovação, a segunda etapa do projeto deverá ser encerrada até o final de 2020, concluindo o plano de recuperação e preservação do Córrego Confusão. O projeto foi realizado no ano de 2016.
De acordo com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), responsável por liderar o projeto, a primeira etapa do processo de recuperação e preservação Hidroambiental da Microbacia do Córrego Confusão II, constituiu na instalação de aproximadamente 300 barragens de contenção de água pluvial (barraginhas) com objetivo de reter a água da chuva para melhor impermeabilização no solo, isolamento das APP,s e nascentes através de cercamentos e a instalação de escadas de escoamento de água, no entorno da nascente e reservatório de água (Balneário), melhorando e adequando assim a captação e infiltração da água na região do córrego e sua nascente. Já na segunda etapa, o projeto visará recuperar as áreas rurais, que estão na região do córrego e sua nascente.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Na reunião estiveram presentes a Secretária Municipal de Meio Ambiente de São Gotardo Leidiane Gonçalves, o membro do Comitê CBHSF 4 de Três Marias e suplente da CBHSF Federal Itair Fernandes de Oliveira e os engenheiros e membros da SANEAMB, empresa de Engenharia e Consultoria Ambiental, responsável pela elaboração do projeto de recuperação e preservação Hidroambiental da Microbacia do Córrego Confusão. Segundo Itair, o projeto que está sendo desenvolvido em São Gotardo, deverá ser utilizado como exemplo e modelo de revitalizações recuperações de outros rios e nascentes, como o Rio Abaeté, no município de Tiros e Abaeté, devido a sua rapidez na execução da obra e qualidade de serviço apresentado.
Com a aprovação da segunda etapa do projeto, assim que iniciadas, as obras trarão vários benefícios para os proprietários de fazendas no município de São Gotardo. O projeto visará recuperar as áreas rurais degradadas em torno do Córrego Confusão, controlar os processos erosivos encontrados nas áreas as propriedades rurais diagnosticadas, adequação de estradas rurais para a correção de drenagem e do escoamento superficial, entre outras melhorias. Um trabalho intenso de conscientização dos proprietários rurais beneficiados pelo projeto a fim de promover conhecimento e disseminação de práticas conservacionistas de manejo do solo e de preservação ambiental também será realizado. O projeto deverá ser totalmente finalizado até o final do ano, oferecendo em breve, uma água de excelente qualidade para todos os São-Gotardenses.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Confira as fotos da reunião:
Reportagem: Diego Oliveira / Fonte da Reportagem: Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) / Fotos Utilizadas e Foto Capa: CBHSF/Tanto Expresso/Diego Oliveira
Tags corregohidroambientalmicrobaciapreservaPROJETOpropostarecupera
- Anterior Lei de Abuso de Autoridade proíbe Polícia de divulgar nomes e imagens de criminosos no Brasil
- Próximo Caminhão/Trator que seguia para São Gotardo tomba na MG-230
Boa tarde!
É com estranheza que vejo essa reportagem
pois não vi nem um proprietário ai nessas fotos.
Eu mesmo sou proprietário de terras na nascente do córrego e não fui convidado.
Boa tarde caro leitor Júlio.
Muito obrigado por sua crítica. Iremos buscar mais informações sobre o porque dos proprietários não terem sido convidados. Na reunião, pelo o que entendemos, a próxima etapa será a vista à todos os proprietários de terras próximo a nascente para apresentar as medidas que serão tomadas. Outra fonte também para saber maiores informações e procurar a Secretaria de Meio Ambiente de São Gotardo, você como um dos mais interessados, não poderá ter maiores informações negadas. Qualquer coisa nos procura novamente!!
Portal SG AGORA – Notícia de Primeira –