Vivenciando na prática a inter-relação cidade x campo, alunos da Escola Municipal José Antônio dos Santos visitam fazenda do Grupo Sekita
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Mais uma vez as professoras da Escola Municipal José Antônio dos Santos Angela Maria e Eulália Kithe se mantêm ensinando além das paredes da sala de aula, convictas de que a aquisição de conhecimentos não se dá apenas dentro da mesma. Com as tecnologias de informação e de comunicação, boa parte da educação já ocorre fora do ambiente escolar, visto que muitos alunos tem acesso a grande quantidade de informação comunicada pelos jornais, revistas, filmes, canais de televisão e internet e estas excedem em grande medida a quantidade de informação comunicada pela instrução e textos na escola. A pretensão de ambas é que as aulas práticas sejam acessíveis a todos os alunos, e que a cada experiência real e vivenciada, os alunos consigam assimilar, processar e abstrair o maior número de informações relevantes, que irão de fato lhes servir no futuro.
Alunos ficaram impressionados com a estrutura da Fazenda (Foto: Angela Maria)
Nesta sexta-feira dia 16/03, de acordo com as educadoras, concretizou-se mais uma parceria de sucesso entre escola e setor privado, mostrando que a escola estará sempre de portas abertas à novas propostas, bem como esta, espera que a iniciativa privada venha fazer parte do mundo de nossos educandos que com certeza serão os funcionários ou quem sabe até donos de algumas empresas no futuro .E para fechar o tema: Inter-relações Cidade e Campo, tema este muito real e palpável para os moradores de São Gotardo, no Alto Paranaíba, lugar de terras férteis e produtivas e de grandes produtores rurais, foi feita uma visita técnica a fazenda Sekita, onde foram muito bem recebidos pelo senhor Makoto Sekita que os levou a vários setores da fazenda demonstrando um atenção e um carinho ímpar para com as crianças, que tinham nos olhos um brilho especial com cada informação repassada.
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Anteriormente, em sala de aula as professoras já haviam abordado informações referentes a sustentabilidade praticada na fazenda, a produção de hortifrúti e leite o que aguçou ainda mais a curiosidade nas crianças, que fizeram vários questionamentos, tanto sobre a agricultura quanto pecuária. Ao serem questionadas sobre esta prática pedagógica diferenciada, a visão de Angela e Eulália vai assim como na prática, muito além do ambiente de sala de aula. Em reportagem ao Portal SG AGORA, elas comentaram sobre suas visões e metodologias que são aplicadas com os alunos em sala de aula e em ambientes exteriores.
Possíveis futuros agrônomos fizeram várias perguntas (Foto: Angela Maria)
“Nós professores não podemos negar a importância da interdisciplinaridade e do trabalho que contemple temas como: respeito mútuo, justiça, diálogo, solidariedade, globalização, quebra de barreiras, estreitamento de relações empatia, pois somos completamente a favor da inclusão, do acordo e da sintonia diante do conhecimento e sabemos que o trabalho interdisciplinar garante maior interação entre os alunos, destes com os professores, sem falar na experiência e no convívio grupal”. “Mas continuaremos achando importante repensar essa metodologia como uma forma de promover a união escolar em torno do objetivo comum de formação de indivíduos sociais e mais importante ainda que a educação não fique estagnada e se desenvolva e evolua assim como a economia, a agricultura, a pecuária, a política, as pessoas, o mundo… Afinal, as escolas têm a responsabilidade de formar cidadãos críticos e sociáveis”.
Confira as fotos da visita dos alunos:
Reportagem: Angela Maria/Com adaptações de Diego Oliveira / Fotos Utilizadas e Foto Capa: Angela Maria/ Eulália Kithe/Escola Municipal José Antônio dos Santos
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