São Gotardo está entre as 17 cidades mais lindas da Mesorregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba
A mesorregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba é uma das 12 mesorregiões do estado brasileiro de Minas Gerais.Nela está inserida duas das dez regiões de planejamento do estado, a região do Triângulo Mineiro e a do Alto Paranaíba. É formada pela união de 66 municípios agrupados em sete microrregiões, localizada na região oeste de Minas Gerais. Conta com 2.279.478 habitantes, bem como uma área de 90.545 km², equivalente a 15,4% do território mineiro. Em comparação com as demais mesorregiões do estado, dispõe do terceiro maior contingente populacional e da segunda maior área. Segunda maior economia do estado, a mesorregião tem hoje forte influência estadual. Faz fronteira a norte com o Sul Goiano e com o Noroeste de Minas; ao sul com Ribeirão Preto, com São José do Rio Preto, ambas no estado de São Paulo e com o Sul e Sudoeste de Minas; a leste com a Central Mineira e com o Oeste de Minas; a oeste com o Leste de Mato Grosso do Sul. A mesorregião é circundada pelos rios Grande e Paranaíba. Sete de seus municípios estão entre os mais populosos do estado: Uberlândia, Uberaba, Patos de Minas, Araguari, Ituiutaba, Araxá e Patrocínio, sendo que Uberlândia é o maior município do interior mineiro.
Confira todas as 17 cidades:
1 – Ituiutaba:
Está localizado no pontal do Triângulo Mineiro, no Planalto Central do Brasil. Sua população, de acordo com a Estimativa Populacional do IBGE, em 2015, é de 103,333 habitantes, sendo o trigésimo município mais populoso do estado.A cidade é um polo regional, atendendo, com serviços variados, a região do Pontal do Triângulo Mineiro. Referência pode ser feita aos municípios de Capinópolis, Santa Vitória, Gurinhatã, Canápolis e Cachoeira Dourada de Minas, Ipiaçu, pela proximidade.
2 – Sacramento:
Sua população estimada em 2005 era de 22.000 habitantes. O município integra o circuito turístico da Canastra. O Parque Nacional da Serra da Canastra é situado na região sudoeste do Estado, nos municípios de Sacramento, Delfinópolis e São Roque de Minas.
A Gruta dos Palhares é considerada a maior gruta de arenito das Américas. Ramificando-se em outros compartimentos, tem uma profundidade explorada de aproximadamente 450 metros que, por questão de segurança, só pode ser visitada ou estudada com autorização especial. A formação rochosa é de arenito botucatu, e sua descoberta deu-se na metade do século XIX. A área de visitação é rica de belezas naturais, com sua altura de 22 metros, abrigando em cada dobra da rocha centenas de ninhos de maritacas, papagaios, andorinhas e outras aves que ali encontram tranquilidade para reprodução.
Pontos turísticos de Sacramento:Basílica de Nossa Senhora do Patrocínio do Santíssimo Sacramento; Museu Histórico Coralia Venites Maluf; Colégio Allan Kardec / Museu Corina Novelino
Igreja de Nossa Senhora do Rosário (Desemboque); Parque Náutico de Jaguara; Parque Municipal da Gruta dos Palhares
3 – Patrocínio:
Sua população recenseada em 2010 era de 82 471 habitantes e em 2015 foi estimada em 88 648 habitantes. É o principal município da microrregião de Patrocínio, que pertence à mesorregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. O município tem uma atividade agropecuária fortíssima. Destaque para a pecuária leiteira e plantações de café. Dados atuais mostram que a cidade colhe 42.000 toneladas de café, o suficiente para servir 34 xícaras da bebida para cada brasileiro. Um detalhe: na cidade são plantados alguns dos melhores cafés do país, senão o melhor.
Apesar de Patrocínio oferecer uma vasta variedade de opções turísticas (fazendas antigas, cachoeiras, Espaço Cultural, kartódromo, as trilhas para motocross, locais próprios para esportes radicais, entre outros) não existe uma estrutura organizada para que se possa explorar essas potencialidades. Há também belíssimas praças, são elas: Matriz, Santa Luzia, Honorato Borges, entre outras. A infra-estrutura hoteleira tem mais de 1.000 leitos distribuídos em 15 hotéis. Existe uma ferrovia que passa no meio da cidade que foi construída entre as décadas de 10 e 20. Há também, no alto da Serra do Cruzeiro, o ponto mais alto da cidade, onde está localizado o Cristo Redentor de Patrocínio, que foi inaugurado em outubro de 1994 em uma cerimônia religiosa celebrada pelo Padre Marcus Vinícius Maciel.
4 – Patos de Minas:
Patos de Minas é um município essencialmente urbano. Segundo o Censo de 2010 do IBGE dos 138 710 habitantes da cidade, 127.724 (92,08%) vivem na cidade, enquanto 10.986 (7,92%) são moradores do campo. É o mais populoso município da Região do Alto Paranaíba.O nome Patos é uma referência à grande quantidade destas aves que habitavam as várias lagoas da região. A primeira fazenda instalada no local, Os Patos, em meados do século XIX, já fazia esta referência.O principal atrativo turístico da cidade é a Festa Nacional do Milho, conjunto de festejos que acontecem na última semana de maio e primeira semana de junho e que atraem anualmente para a cidade 300 mil turistas, para atividades como shows, bailes, desfiles, festivais gastronômicos, feiras de gado e de máquinas agrícolas. A cidade também faz parte do Circuito Turístico Tropeiros de Minas, ligada ao turismo rural, hotéis fazenda e gastronomia típica do interior mineiro.
5 – Frutal:
A cidade é grande produtora de abacaxi, cana, grãos, além de ser um dos polos em educação do estado.Sua população, segundo a estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2015, é de 57 795 habitantes. Considerada uma cidade média pequena. O nome Frutal é derivado de sua história devido ao tempo de sua fundação, ter riachos cheios de jabuticabas (frutas). Daí a origem de seu nome “Frutal”.A base econômica é a agropecuária e a cana-de-açúcar. Também se destaca na produção de abacaxi (terceira maior produtora do país), grãos (em especial soja e milho) e na pecuária leiteira.
6 – Conquista:
Sua população estimada em 2010 era de 7 500 habitantes. Após o censo do referido ano, verificou-se que o número total de habitantes da cidade é de 6.922 habitantes, incluídos os Distritos de Guaxima e Jubaí. O município de Conquista é essencialmente agrícola. Porém, diagnósticos, estudos e levantamentos apontam sua forte vocação para o turismo, fator importante que, num futuro bem próximo, será a redenção econômica e social com geração de emprego e renda aos seus munícipes.Seus limites são Uberaba a noroeste e norte, Sacramento a leste e Rifaina e Igarapava (estes em São Paulo) a sul.
Tem como conterrânea conhecida nacionalmente, a autora de novelas Janete Clair, famosa por escrever Irmãos Coragem, Selva de Pedra, Pecado Capital, entre outras.
Na comunidade rural de Santa Maria, divisa de Conquista e Sacramento, foi fundado o primeiro centro espírita rural do Brasil, pelo grande médium conhecido como Tio Sinhô Mariano, e continuado o trabalho pelo tambem médium e humanitário Eurípedes Barsanulfo.A região foi citada várias vezes pelo médium Chico Xavier como uma região de grande elevação espiritual, de “boas energias”.
7 – Araguari:
Posicionada em local estratégico no eixo São Paulo – Brasília e interligada a todo o território nacional por meio de rodovias ou ferrovias, Araguari conta com uma área de 2774 km², sendo 54% de área rural e 46% de área urbana. Araguari é, hoje, 23ª maior cidade do Estado de Minas Gerais. Com sua população de 115.632 mil habitantes, é uma importante cidade do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. O município integra o circuito turístico do Triângulo Mineiro.
Araguari foi planejada com muitas praças e áreas de lazer, sendo possível andar de uma a outra conhecendo a arquitetura da cidade, que reúnem casas de muitos estilos e épocas. A cidade conta com um teatro e um museu importante, localizado no Palácio dos Ferroviários, que também é um ponto turístico, prédio imponente, histórico, sede da prefeitura municipal. A Casa da Cultura, antiga cadeia (palco de grandes acontecimentos que virou até filme), abriga uma sala de teatro e exposições. O Bosque John Kennedy, uma das maiores reservas florestais urbanas do Brasil, é ponto de visita obrigatório. Além disso, Araguari tem uma vida noturna com muitas opções de bares e restaurantes, boates, clubes de dança. Nos arredores há mais de cem cachoeiras, além de estar localizada entre rios e represas. Trilhas, e fazendas centenárias para quem procura aventuras. A Cidade chegou a possuir 5 salas de cinemas, que foram fechados, entre eles, o Cine Apolo, na praça Manoel Bonito, a primeira sala com projeção em 70mm (Cinerama) que foi transformado em centro cultural, hoje desativado, e o Cine Rex, localizado na mesma praça, transformado em um restaurante.
8 – São Gotardo:
Sua população estimada em julho de 2015 era de 34 425 habitantes. Cidade polo dos municípios de Matutina, Tiros, Santa Rosa da Serra, Campos Altos entre outros na região.A produção agrícola da região abastece os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Bahia, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Minas Gerais, Pará, Ceará, Amazonas, Tocantins.O município tem na agricultura a sua principal atividade econômica, seguida da pecuária, comércio e indústria.A agricultura tem uma produção altamente diversificada, com aplicação de alta tecnologia, constantes de projetos de pesquisa, assistência técnica que resultam em índices elevados de produtividade, com uma rotatividade de plantio de colheitas de janeiro a dezembro de Trigo,Cenoura, Soja, Alho, Café, Beterraba.. No seguimento, destaca-se a Cooperativa Agrícola do Alto Paranaíba-COOPADAP.É conhecida nacionalmente por ser capital nacional da cenoura e por realizar a FENACEN.
A cidade pertence ao Circuito Tropeiros de Minas e seus pontos turísticos são:Igreja Matriz São Sebastião, Prédio Amarelo (Casa da Cultura “Dom José Lima”), Cruz da antiga igreja matriz (Praça São Sebastião), Escola Estadual Afonso Pena, Lagoa do Balneário, Distrito de Vila Funchal, Cachoeira do Funchal.
9 – Ibiá:
O município de Ibiá possui aproximadamente 23.265 habitantes sendo 17.382 (82%) residentes na área Urbana e 3.693 (18%) na área rural e está situada numa área total de 2704 km² na microrregião do Alto Paranaíba, Minas Gerais, tendo como limítrofes os municípios de Araxá, Serra do Salitre, Rio Paranaíba, Campos Altos, Perdizes, Pratinha, Medeiros e Tapira. O relevo da região é diversificado, intercalando serras e chapadas. O município é cortado pelos rios Misericórdia, Quebra Anzol, São João, Paraíso e Ponte Pedra. A população encontra-se distribuída entre os distritos de Tobati, Argenita e Ibiá (maior parcela da população).
10 – Monte Carmelo:
Sua população estimada, segundo dados do IBGE em 2016, é de 48 096 habitantes.A principal atividade econômica da cidade é a produção de telhas, tijolos, artefatos cerâmicos e também é destaque na produção de curtume e de embalagens e ainda na produção de café. O município, juntamente com Araguari, Uberaba e Patrocínio, está no eixo de destaque da produção do melhor café do cerrado para exportação, no Brasil. Em Monte Carmelo, está localizado um dos campus da Universidade Federal de Uberlândia, inaugurado no primeiro semestre de 2011. São ministrados os cursos de bacharelado em Agronomia, Engenharia de Agrimensura e Cartográfica, Sistemas de Informação, Geologia e Engenharia florestal.
11 – Cachoeira Dourada:
Em 2016, sua população estimada era de 2 676 habitantes. O turismo era uma das principais fontes de renda do município. Faz parte do Circuito Turístico Águas do Cerrado, recebendo todos os anos milhares de turistas. O principal destino é a represa formada pela Usina Hidrelétrica de Cachoeira Dourada, um lugar perfeito para praticar esportes aquáticos. A semana do Carnaval é o período em que o município recebe mais turistas.
12 – Uberaba:
Sua população em julho de 2016, segundo a estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, era de 325,279 habitantes,[6] a oitava mais populosa do estado e a 82ª mais populosa do Brasil, contando com mais de 175 bairros e um crescimento populacional de aproximadamente 3 000 habitantes por ano. É considerada uma cidade-polo e seu produto interno bruto é o 72° maior do Brasil. Abriga a sede da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e do Instituto Federal do Triângulo Mineiro.
Uberaba é conhecida como a capital mundial do gado zebu, raça que foi introduzida por criadores da cidade no final do século XIX, após a importação das primeiras matrizes da Índia.
É um polo na criação, desenvolvimento genético e comercialização do zebu, tendo sido escolhido como sede da principal e maior central de inseminação pecuária do País: Alta Genetics. A Expozebu continua sendo a maior feira de gado zebu em todo o mundo e é realizada habitualmente entre os dias 1o e 10 de maio. A cidade também é sede da maior exposição de uma só raça em todo o mundo: a Mega Leite, no mês de julho, dedicada ao gado leiteiro. A Expogenética é realizada em Agosto. A Expoinel, realizada todo mês de setembro, é dedicada inteiramente à raça Nelore. A Expobrahman, no mês de Outubro, é dedicada à raça Brahman.
Uberaba é sede da Academia de Letras do Triângulo Mineiro e, nos últimos anos, tem recebido um número expressivo e crescente de visitantes e turistas que a procuram com objetivos diversos.[carece de fontes] Desde o turismo de negócios, graças ao grande crescimento econômico do município; passando pelo turismo religioso, destacando, aqui, o museu de Chico Xavier e seu túmulo, além de várias igrejas históricas; há, também, diversos parques e museus, dentre os quais, podemos citar o Museu e sítio Paleontológico de Peirópolis, onde são encontrados fósseis de mais de 85 milhões de anos; o Parque ecológico Mata do Ipê e também o Parque Jacarandá (Zoológico de Uberaba). O município integra, também, o Circuito Turístico dos Lagos e o Circuito Turístico do Triângulo, que têm, por missão, fomentar o desenvolvimento do turismo sustentável, estabelecer e fortalecer parcerias para a geração de negócios e promover a melhoria da qualidade de vida da comunidade, preservando e potencializando as vocações locais.
13 – Araxá:
A Estância Hidromineral de Araxá, no Sudoeste Mineiro, na Zona Geográfica do Alto Paranaíba, é propícia ao desenvolvimento dos diferentes ramos da atividade turística, devido a fatores históricos, geográficos e econômicos que definem o imenso potencial dessa região.Araxá fortaleceu-se como polo turístico na década de 1940, com a inauguração do Complexo Termal – Grande Hotel e Balneário – ocorrida em abril de 1944. O município integra o circuito turístico da Canastra.
Pontos turísticos: Termas de Araxá, Fonte Andrade Júnior, Grande Hotel de Araxá;,Termas de Araxá, Horizonte Perdido, Parque do Cristo, Museu Dona Beja, Museu Calmon Barreto, Museu Sacro de São Sebastião, Fundação Cultural Calmon Barreto.
14 – Uberlândia:
Sua população, segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), era de 669 672 habitantes em 2016, sendo o município mais populoso da região do Triângulo Mineiro e o segundo mais populoso de Minas Gerais, depois da capital, Belo Horizonte. É, também, o município mais populoso do interior de Minas e o quarto município mais populoso do interior do Brasil, além de ser o 12º mais populoso do país, exceto as capitais.
A cidade de Uberlândia possui muitos atrativos turísticos, tanto de valor arquitetônico quanto cultural e natural. São alguns dos principais pontos da cidade:Mercado Municipal de Uberlândia, Museu Municipal de Uberlândia, Parque do Sabiá, Parque Municipal Victorio Siquierolli, Avenida Rondon Pacheco
15 – Coromandel:
Sua população em 2010, segundo o IBGE era de 27.551 habitantes.O Município de Coromandel está situado na Mesorregião do Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba e na Microrregião de Patrocínio, com uma extensão territorial de 3.296,27 Km2 e tendo como Limites: Ao Norte, O Estado de Goiás e o município de Guarda-Mor. A Leste, os municípios de Vazante, Lagamar, Patos de Minas e Guimarânia. A Oeste, Os municípios de Abadia dos Dourados e Monte Carmelo. Ao Sul, o município de Patrocínio. Coromandel possui além da sede, os distritos de Alegre, Santa Rosa dos Dourados, Pântano de Santa Cruz, Lagamar dos Coqueiros e Mateiro estes três últimos recentemente criados.Coromandel tem um grande potencial turístico, inclusive reconhecido pela EMBRATUR desde 1997, quando foi emitido o selo que oficializou esta potencialidade. É uma boa alternativa econômica para o município, que tem belíssimas quedas d’água, ideais para a prática de esportes radicais como canoagem, trilhas e enduros.
Coromandel é terra do ilustre cantor e compositor Gerson Coutinho Da Silva, conhecido como Goiá, nasceu em Coromandel (MG) em 11/01/1935 e faleceu em Uberaba-MG em 20/01/1981. Em parceria com Belmonte, compôs mítica canção Saudade da Minha Terra.
16 – Rio Paranaíba:
Sua população estimada em julho de 2014 era de 12 364 habitantes. A produção econômica está calcada na agricultura e pecuária, com destaque para a produção oriunda do PADAP Programa de Assentamento Dirigido do Alto Paranaíba, o município produz batata, cebola, alho, cenoura, café, milho, trigo e soja dentre outras em menor escala.
Em 2006 foi criado um campus da Universidade Federal de Viçosa que transformou Rio Paranaíba a na menor cidade do Brasil a abrigar um campus de uma universidade federal.
Pontos turísticos: Igreja Nossa Senhora do Rosário; Belvedere, marco divisor dos rios Abaeté e Paranaíba; Morro do Pião, localizado nas proximidades da cidade; Monumento ao Cristo Redentor; Pedra do Felipe; Parque do Zarico.
17 – Nova Ponte:
A cidade tem 74 anos de história. Em meados de 1993/1994 a antiga cidade foi inundada e foi criada a nova cidade na parte mais alta da região, ao lado de onde é hoje a represa da usina hidrelétrica de Nova Ponte.Sua população em 2010 era de 12.586 mil habitantes (IBGE – Censos 2010). É um município novo e muito pacato, totalmente planejado. Por ser um município rico, é referência na região do Triângulo Mineiro.
Nova Ponte, também é conhecida por seu potente carnaval, sendo considerado o melhor da região. O ponto principal do Carnaval na cidade é a “prainha”, o Balneário Social de Nova Ponte, e também nas praças. Sendo que a cidade nesta época conta com uma equipe de seguranças para atender todo turista que ali passar.
Reportagem: http://www.conhecaminas.com/2017/02/17-lindas-cidades-da-mesorregiao-do.html / Foto Capa: Luiz Alves
Tags ALTO PARANAÍBAIbiáMESORREGIÃONOTÍCIA DE PRIMEIRARio ParanaíbaSão GotardoSG AGORASG NOTÍCIASTRIÂNGULO MINEIRO
- Anterior SG RECEITAS: Costela na Pressão com Flor de Cebola
- Próximo Com ‘herói improvável’, Atlético goleia o Tombense e mantém 100% no Mineiro
São Gotardo está entre as 17 cidades mais lindas da Mesorregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba Aprenda a criar um aplicativo profissional e personalizado para o seu negócio de forma rápida, fácil e simples. Tudo isso sem precisar de conhecimentos técnicos, o app é feito em tempo real em um painel intuitivo com suporte total! https://goo.gl/rcRZ3S e Saiba Mais!