6 dicas para economizar no fim de semana (mas sem deixar de curtir)
O fim de semana está aí e chegou a hora, finalmente, de sair para se divertir. Cinema, balada, restaurante, reunião com os amigos… qual o seu programa favorito?
O problema é que, independentemente da sua escolha, sair implica gastar dinheiro. E quando a situação financeira está mais apertada, as despesas com lazer podem ser grandes vilões do orçamento.
Se esse é o seu caso, é preciso acender a luz amarela e tomar algumas atitudes. Entretanto, também não é o caso de exagerar e cortar todos as atividades do fim de semana. Afinal, se você trabalha e se esforça a semana inteira, tem mais do que o direito de curtir os dias de folga.
Para resolver essa equação que parece complicada, confira 6 dicas do GuiaBolso para economizar no fim de semana:
1. Olhe sua conta:
Essa dica pode parecer boba, mas tem muita gente que larga o lápis na sexta-feira e sai por aí passando o cartão sem se preocupar com o saldo e com as despesas que ainda terá até o final do mês. Por isso, antes de sair, dê uma olhada na sua conta corrente e lembre as despesas que você ainda terá que arcar antes do próximo salário.
Essa tarefa é um pouco chata, mas pode ficar mais fácil se você usar uma ferramenta de controle financeiro. Com o GuiaBolso, por exemplo, você só precisa inserir seus dados do internet banking, esperar dois minutos e pronto! Todas as suas despesas serão listadas e categorizadas, sem esforço algum.
Aí, é só olhar seus gastos do mês anterior para ter uma ideia do quanto você ainda precisará gastar até o final do mês.
2. Planeje-se para economizar no fim de semana:
Agora que você já sabe quanto dinheiro pode gastar para não comprometer suas finanças ao longo do mês, escolha os programas do fim de semana com base no seu orçamento. Se você pretende sair mais de um dia, divida o valor que tem pelo número de atividades e escolha a programação com base no quanto você pode gastar.
Para quem mora em São Paulo, uma boa dica é visitar os portais São Paulo Honesta e Boicota São Paulo. Eles listam os locais que oferecem bebidas, comida e atividades por preços mais justos.
3. Procure programas gratuitos:
Um passeio no parque e uma boa conversa com os amigos na praça são programas que podem ser muito divertidos e você não precisa gastar nada. Saia do circuito mais popular e procure atividades culturais gratuitas na sua cidade. Em São Paulo, o Portal Catraca Livre traz diversas opções.
Outra dica bem bacana para esta época do ano é visitar os bloquinhos de Carnaval na rua, que já começaram a acontecer em diversas cidades do Brasil. Diversão boa e barata.
4. Faça programas em casa:
Comprar bebidas e comidinhas no supermercado e reunir os amigos em casa é infinitamente mais barato do que ir para um bar ou uma balada. Se houver algum cozinheiro ou alguém que saiba tocar violão na turma, melhor ainda. A diversão é mais do que garantida! Fazer um esquenta antes de ir para a balada também é uma opção para gastar menos.
Para quem gosta de programas mais tranquilos, em vez de ir ao cinema, uma opção é assistir a uma série ou filme em programas como o Netflix, cuja assinatura mensal é de menos de R$ 20,00.
5. Use cupons de desconto:
Existe uma infinidade de sites que vendem cupons que oferecem preços bem mais convidativos para jantares em restaurantes, drinks em bares e atividades culturais no Brasil todo. Vale ficar atento às ofertas recentes e aproveitar os descontos para economizar no fim de semana.
6. Use a regra dos 50-15-35:
Se alguém ainda acha que poupar e curtir a vida são duas atividades que não podem coexistir, é porque ainda não conhece a regra dos 50-15-35. Ela consiste em dividir a renda em três categorias: gastos essenciais, prioridades financeiras e estilo de vida. Esse último item inclui, sim, lazer e baladas. Afinal, ninguém é de ferro.
Reportagem Original: https://blog.guiabolso.com.br/2015/01/30/x-dicas-para-economizar-fim-de-semana-mas-sem-deixar-de-curtir/
- Anterior Dicas para aproveitar melhor o fim de semana
- Próximo Bandidos assaltam caminhão dos Correios na BR-262 e veículo é abandonado com reféns
amei o artigo. A linguagem usada foi muito fácil e foi marcante para crescer meu conhecimento. Obrigado por dividir esse conhecimento.
Adorei o artigo. Essa foi uma boa linguagem bem usada e pro meu conhecimento isso vai ser muito bom pra minha vida. Obrigado por partilhar esse belo conhecimento.
Gostei do artigo. Isso vai me ajudar muito na minha vida, e ótimas ideias. Obrigado por compartilhar essa brilhante ideia.