Tipos de iscas de pesca: saiba qual é a ideal para cada peixe
Separar uma data no calendário para sentar em um barco e relaxar enquanto pega alguns peixes: este é o programa perfeito para os amantes da pesca. Além de ser uma atividade relaxante e um estimulante à paciência, a pesca esportiva pode proporcionar um sentimento de paz em meio à natureza e um momento de descontração com os amigos.
Embora seja uma atividade relaxante, nenhum pescador quer ficar para trás e não pegar nenhum peixe. Neste caso, saber os tipos de iscas de pesca é fundamental para garantir a fartura. Separamos aqui algumas informações sobre os principais tipos de isca e como escolher cada uma.
Antes, é preciso saber que as iscas se dividem em três grupos: iscas de superfície, iscas de meia água e iscas de fundo. Cada espécie de peixe nada por uma dessas partes do rio, lago ou mar. É importante destacar que, de modo geral, os peixes atacam as iscas por algum motivo específico, seja por extinto, fome, territorialismo, para a proteção da prole, competição com outros peixes, porque está irritado ou simplesmente por curiosidade.
É fundamental também ter conhecimento de quais espécies podem ser encontradas em determinado local da pesca. Cada peixe possui a sua isca preferida ou simplesmente ataca uma isca específica em um determinado momento.
Tendo em mente estas informações, o próximo passo é escolher a melhor isca para a ocasião em que se encontra. Veja a seguir alguns tipos de iscas de pesca:
Verme de Plástico
Este é um dos tipos mais comuns de isca e, como o próprio nome diz, são semelhantes a verdadeiros vermes. Embora seja muito comum a sua utilização para a superfície, ele também é utilizado para os peixes do fundo das águas.
Possui diversas cores e tamanhos para pegar diferentes tipos de peixe, como o peixe-lua, crappies (iscas menores) e o achigã (iscas maiores). Os melhores lugares para utilizar os vermes de plástico são: perto de vegetação rasa, como ervas daninhas, em áreas rochosas e em madeira, próximo a docas.
Popper
Estas iscas são excelentes para a pesca de peixes de passagem. A isca do tipo Popper, que tem a boca chanfrada, consiste em um peixe de borracha que oculta o anzol e se contrai no momento em que é fisgado.
Quando executada a técnica de movimento correta, essa isca se parece com um pequeno peixe caçando pela superfície, atraindo predadores como traíra, trairão, tucunaré, matrinxã, dourado, tilápia e xaréu.
Jigs
Este tipo de isca é bastante versátil, podendo ser utilizado tanto para peixes de fundo quanto para peixes de passagem, de água doce ou salgada.
Dentre os modelos de jigs, temos as jigs de pena/cerdas, que vêm acompanhadas de uma pena ou de cerdas de silicone em uma das pontas, sendo excelentes para a pesca de tucunarés e robalos.
Outro modelo é a jumping jig, uma isca de chumbo, mais pesada, utilizada para a pesca em águas mais profundas, para peixes como olho-de-boi e garoupas.
Spinner Bait
É o modelo mais indicado para locais onde há vegetação em que outras iscas podem se prender, sendo este o local favorito de traíras. A spinner bait lembra muito um alfinete aberto, possuindo uma ponta mais pesada simulando um peixe com um ou mais anzóis. A outra ponta possui lâminas cujo movimento causa uma vibração que atrai os peixes.
Além de ser boa para a pesca de traíras, a spinner bait atrai também trutas, blackbass e dourados.
Colher
Tem esse nome pelo formato semelhante ao do talher. Embora seja um modelo simples, essa isca é bastante eficiente, principalmente pela sua cor metalizada, que reflete a luz e atrai os peixes.
A colher é utilizada para a pesca em águas mais profundas, perfeita para peixes como traíra, tucunaré, dourado e matrinxã. Porém, é aconselhável utilizá-la com um girador para que a linha não enrole.
É sempre bom ter mais de um modelo desses para as diferentes situações da pesca. Atentando-se a essas informações, a fartura na pesca esportiva será muito maior. Embora a isca seja peça fundamental para a pescaria, é importante ter também outros equipamentos básicos para a pesca e para a segurança pessoal.
Reportagem e Foto: http://blog.quisty.com.br/tipos-de-iscas-de-pesca-saiba-qual-e-a-ideal-para-cada-peixe/
Tags PESCASG AGRONEGÓCIOS
0 Comentários “Tipos de iscas de pesca: saiba qual é a ideal para cada peixe”