Muito cuidado ao segurar uma criança pelo braço!
Quantas vezes você já brincou de girar com uma criança, segurando-a pelo antebraço ou a levantou pela mão para pular um obstáculo? Então! É bom ter cuidado. Essas brincadeiras aparentemente inofensivas são uma das principais causadoras do deslocamento do cotovelo (pronação dolorosa).
Essa é uma lesão frequente no cotovelo de crianças abaixo de 5 anos de idade, ocasionada pela tração da mão e do punho no sentido longitudinal, geralmente pra cima. O que acontece, por exemplo, quando o adulto tenta segurar a criança pela mão para evitar uma queda, pular um obstáculo ou subir escadas.
Quando esse trauma ocorre, provoca dor e imediatamente a criança mantém o braço junto ao tronco e sem movimento, pois essa postura alivia a dor. Se isso acontecer, procure atendimento médico o mais rápido possível e de jeito nenhum tente manipular o braço da criança. Na maioria dos casos o médico irá ‘voltar’ o braço da criança para o lugar e dentro de alguns dias ela recuperará os movimentos.
O ideal é que quando segurar a criança pelo braço, o adulto não puxe seu bracinho, evitando o mecanismo de tração e o deslocamento do mesmo.
Ana Carolina Belarmino
Fisioterapeuta
- Anterior Polícia Civil localiza e prende autores que furtaram jóias e carro em São Gotardo
- Próximo Jovem de Tiros é preso em São Gotardo após PM encontrar droga em veículo
Comentários fechados