Professores do Pronatec estão com salários atrasados em mais de 100 cidades em Minas Gerais

Compartilhe:

Professores contratados pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) em mais de 100 cidades de Minas Gerais estão reclamando que estão sem receber  desde novembro do ano passado.

O Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), responsável por gerir o Pronatec em várias cidades de Minas, informou que o pagamento será feito nesta semana, mas não revelou o motivo da demora. Já o Ministério da Educação (MEC) disse que o repasse para o pagamento dos profissionais já foi enviado para o IFMG.

Os casos de profissionais prejudicados por falta de remuneração, conforme queixas reportadas ao Portal G1 da “globo.com”, concentram-se nas unidades do Pronatec dos municípios de Dores do Indaiá e Oliveira.

De acordo com Núbia Fernanda Silva , professora contratada em outubro de 2014 para atuar pelo Pronatec em Dores do Indaiá, ela não recebeu qualquer salário desde que começou a prestar serviços para o programa. “Dou aula para o curso técnico em enfermagem e desde que comecei a lecionar para o Pronatec não recebi nada. Além disso, quando eu telefono para a coordenação do IFMG para saber sobre o pagamento a resposta tem sido vaga”, reclamou.

Em fevereiro, o MEC adimitiu atrasos nos repasses da União para o Pronatec e informou que liberaria R$ 119 milhões para regularizar o pagamento de professores. O valor correspondia aos pagamentos de outubro, novembro e dezembro do ano passado. Porém, muitos docentes reclamam que ainda não receberam. Por meio de nota, a assessoria de comunicação do MEC garantiu ao Portal, na quarta-feira (03-06), que realizou o repasse financeiro previsto em 29 de maio de 2015 para o IFMG.

Já o IFMG informou que recebeu os repasses e que fará o pagamento até o fim desta semana. A assessoria de comunicação da instituição não soube dizer o motivo do atraso nos pagamentos. Além disso, a instituição confirmou que o problema ocorre em todas as cidades onde o IFMG gere em Minas Gerais, totalizando 100. A reportagem solicitou a relação de todos os municípoios onde os professores não receberam os pagamentos, porém a assessoria não encaminhou.

A secretária de educação de Oliveira, Celma Vargas Kadur Andrade, contou que a cidade do Centro-Oeste mineiro é que tem mais turmas do Pronatec na região e que, se a situação continuar como está, o programa tende a acabar em Oliveira. “Só aqui nós temos 21 turmas do Pronatec. Nessas turmas, já chegamos ter 38 alunos em cada. Hoje, a média é de 28. Estamos muitos preocupados com isso, pois alunos e professores estão se sentindo desvalorizados e, se continuar assim, a tendência é acabar com os cursos. Se acabar, será uma pena para toda cidade, pois Oliveira carece da mão de obra qualificada”, desabafou.


Reportagem: http://g1.globo.com/mg/centro-oeste/noticia/2015/06/professores-do-pronatec-estao-sem-remuneracao-ha-seis-meses-em-mg.html

Compartilhe:

2 Comentários “Professores do Pronatec estão com salários atrasados em mais de 100 cidades em Minas Gerais”

  1. Paulo Marcelio Silva disse:

    Em Ouro Branco os professores do PRONATEC, como eu, não recebem as aulas dadas desde agosto do ano passado.Isso é uma Vergonha.

  2. Paulo Marcelino Silva disse:

    Agora já são dois anos sem receber…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ANUNCIE
ANUNCIE

Enquetes

Desculpe, não há enquetes disponíveis no momento.

Redes Sociais

Facebook22k
YouTube2k
Instagram10k
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial