Você conhece os sintomas de um AVC (derrame)?
O AVC, que atualmente é chamado de AVE (acidente vascular encefálico), o popular derrame, ocorre quando existe a interrupção da oferta de oxigênio e nutrientes em um território do cérebro, cerebelo ou tronco cerebral. Essa interrupção pode ocorrer devido a um entupimento, que é o AVC isquêmico, ou rompimento de um vaso, caso do AVC hemorrágico. Os fatores de risco são semelhantes aos do infarto do miocárdio: tabagismo, obesidade, sedentarismo, diabetes, hipertensão e colesterol elevado.
Dessa forma, a adoção de hábitos saudáveis e controle de doenças metabólicas e cardiovasculares são essenciais para prevenir esse mal.
Nem sempre quando a pessoa tem um AVC ela irá ‘cair dura no chão’ , existem sintomas muito mais sutis que não pode passar despercebidos, exemplos deles são:
– Diminuição ou perda súbita da força na face, braço ou perna de um lado do corpo;
– Sensação de formigamento na face, braço ou perna de um lado do corpo;
– Perda súbita de visão em um olho ou nos dois olhos; – Alteração aguda da fala, incluindo dificuldade para articular, expressar ou para compreender a linguagem;
– Dor de cabeça súbita e intensa sem causa aparente;
– Instabilidade, vertigem súbita intensa e desequilíbrio associado a náuseas ou vômitos;
No caso de presenciar um AVC, o ideal a se fazer é encaminhar a pessoa para o hospital imediatamente e não fornecer nenhum tipo de remédio á pessoa, incluindo AAS e remédios para pressão; Os danos de um AVC são consideravelmente maiores quando o atendimento demora mais de três horas para ser iniciado.
Se a pessoa tiver diabetes, verifique a glicemia. Em pacientes do diabetes, a glicose muito alta ou muito baixa pode imitar os sintomas de AVC, portanto, a erificação da glicemia ajuda a distinguir um problema de outro.
Texto: Ana Carolina Belarmino – Colunista SG AGORA –
- Anterior Homem é assassinado em Guarda dos Ferreiros
- Próximo Anderson Silva se pronuncia pela 1ª vez: “Nunca fui trapaceiro”
Que puxa… Ent