Colunista da semana: Fibromialgia (Reumatismo), saiba como cuidar
Atualmente sabe-se que a fibromialgia é uma forma de reumatismo associada à da sensibilidade do indivíduo frente a um estímulo doloroso. É uma síndrome comum em que a pessoa sente dores por todo o corpo durante longos períodos, com sensibilidade nas articulações, nos músculos, tendões e em outros tecidos moles e pode estar ligada também à fadiga, distúrbios do sono, dores de cabeça, depressão e ansiedade.
As causas da fibromialgia ainda são desconhecidas, mais alguns fatores são frequentemente associados a essa síndrome, tais como:
•Genética: fibromialgia é muito recorrente em pessoas da mesma família, o que pode ser um indicador de que existem algumas mutações genéticas capazes de causar a síndrome;
•Infecções por vírus e doenças autoimunes também podem estar envolvidas nas causas da fibromialgia;
•Distúrbios do sono, sedentarismo, ansiedade e depressão também podem estar ligados de alguma forma à síndrome;
Além disso a síndrome é mais comum em mulheres do que em homens, em especial naquelas entre 20 e 50 anos e a doença é recorrente entre membros de uma mesma família, indicando que talvez exista algum fator genético envolvido nas suas causas.
O principal sintoma é a dor generalizada em todo o corpo seguido por outros como fadiga, palpitações, dor de cabeça recorrente, dor abdominal e dificuldade em se exercitar.
O diagnóstico é clínico deve levar em consideração os sintomas e a história do paciente. Não é possível realizar algum teste ou exame para a detecção da síndrome.
O tratamento deve envolver fisioterapia, métodos para alívio de estresse além de programas de preparo físico.
Além disso hábitos como manter uma alimentação saudável, evitar ingestão de cafeína e melhorar a qualidade do sono são dicas muito importantes para a melhora da qualidade de vida.
Ana Carolina Belarmino
- Anterior Homens suspeitos de “arrastão” em show sertanejo em Patrocínio são presos
- Próximo Homem é esfaqueado e morre em Rio Paranaíba
0 Comentários “Colunista da semana: Fibromialgia (Reumatismo), saiba como cuidar”