Alunos de escola em São Gotardo promovem trabalho super criativo
Em parceria com professor de história Levi Francisco, alunos de Escola Estadual Coronel Oscar Prados promoveram o “julgamento de Adolf Hitler”.
Os alunos do 3º ano 14 do Ensino Médio da Escola estadual Coronel Oscar Prados juntamente com seu professor de História, Levi Francisco, julgaram este líder de acordo com as leis brasileiras, de forma argumentativa, tecendo redes que se entrelaçam em torno de posições polêmicas e opiniões divergentes acerca de ações criminosas do ditador. Os estudantes colocaram no banco dos réus, Adolf Hitler, alegando vários crimes como homicídio qualificado, genocídio, formação de quadrilha, crime contra a humanidade dentre outros. Antes da realização da atividade propriamente dita, foram trabalhados diversos materiais informativos que tinham por finalidade subsidiar uma fundamentação teórica e legislativa a respeito da temática escolhida.
A prática simulou um tribunal judiciário, no qual os participantes tinham funções predeterminadas como juiz, relatores, advogados de defesa, promotor, testemunhas de defesa e acusação, jurados, réu, seguranças, imprensa (fotógrafos e jornalistas). A preparação prévia dos alunos oportunizou aos participantes o desenvolvimento de argumentos fundamentados na Constituição Brasileira, no Código Penal Brasileiro e Código de Processo Penal dentre outros instrumentos. A partir daí, cada participante pôde lançar a sua tese inicial, defendendo seu ponto de vista, argumentando, testemunhando, apresentando provas, enfim, movimentando um debate usando réplica e tréplica. Por fim, a defesa e acusação teve um tempo para considerações finais. Os jurados, então, se reuniram para debater seus apontamentos e votar a favor (absolvição) ou contrários a ele (condenação). A partir de então, o juiz leu o veredito e instituiu a pena: condenação do réu, em regime fechado, por 81 anos.
Durante o desenvolvimento da dinâmica, os alunos se destacaram e impressionaram o público com suas argumentações, postura ética, fundamentação e desenvoltura oral. Sem dúvida alguma, os principais objetivos (debater o tema, formular argumentações consistentes, fundamentar um argumento na lei, tomar um posicionamento, exercitar a expressão e o raciocínio, amadurecer o senso crítico) foram plenamente atingidos sendo que o objetivo maior é levar conhecimento aos alunos.
O SG Agora parabeniza o trabalho realizado pelo professor e alunos e enaltece a Escola Estadual Coronel Oscar Prados que sempre proporciona trabalhos diferentes e estimulantes para os jovens estudantes.
- Anterior Festa de Nossa Senhora da Abadia em São Gotardo
- Próximo Equipe de Patos de Minas fatura Torneio de Basquete em cadeira de rodas
0 Comentários “Alunos de escola em São Gotardo promovem trabalho super criativo”