Canja de galinha realmente ajuda quem está doente? Entenda a ciência por trás disso
Preparar canja de galinha para um ente querido quando ele está doente é uma prática comum em todo o mundo há séculos. Hoje, gerações de praticamente todas as culturas confiam nos benefícios da sopa.
Nos EUA, o prato normalmente é feito com macarrão. No Brasil, com arroz. Mas cada cultura prepara esse “remédio” à sua maneira.
O uso da canja de galinha como tratamento remonta a 60 d.C. e a Pedanius Dioscorides, um cirurgião do Exército que serviu ao imperador romano Nero. Sua enciclopédia médica de cinco volumes foi consultada pelos primeiros curandeiros por mais de um milênio. Mas as origens da canja de galinha remontam a milhares de anos antes, à China antiga.
Mas será que existe algo científico por trás da crença de que a canja ajuda em momentos de doença? Ou será que a sopa serve apenas como um placebo reconfortante, proporcionando benefícios psicológicos enquanto estamos doentes?
O que dá à sopa o sabor distinto é o umami – a quinta categoria de sensações gustativas, junto com doce, salgado, azedo e amargo. Muitas vezes é descrito como tendo um sabor “carnudo”.
Não sentir vontade de comer significa que é improvável que você obtenha a nutrição necessária, o que não ajuda a saúde imunológica e a recuperação de doenças. Mas as evidências sugerem que o sabor umami da canja de galinha pode ajudar a estimular um apetite maior. Os participantes de um estudo disseram que sentiram mais fome depois de provarem pela primeira vez uma sopa com sabor umami adicionado pelos pesquisadores.
Outros estudos dizem que o umami também pode melhorar a digestão de nutrientes. Uma vez que nossos cérebros detectam umami através dos receptores gustativos em nossas línguas, nossos corpos preparam nosso trato digestivo para absorver proteínas com mais facilidade.
Isso pode reduzir os sintomas gastrointestinais, que muitas pessoas experimentam quando estão indispostas.
Embora a maioria das pessoas não associe infecções respiratórias a sintomas gastrointestinais, pesquisas em crianças descobriram que o vírus da gripe aumenta os sintomas de dor abdominal, náusea, vômito e diarreia.
Em suma, a ciência recente sugere que a canja de galinha – embora não seja uma cura definitiva para constipações e gripes – realmente ajuda no processo de cura. Parece que a vovó estava certa mais uma vez.
.
Reportagem: Lhorrayne Martins/ Portal SG AGORA / Fonte da Reportagem e Foto Capa: www.bbc.com
- Anterior PodAgora: um bate papo super descontraído com Paulo Henrique Babos
- Próximo Saúde em dia: veja como fortalecer o seu sistema imunológico
0 Comentários “Canja de galinha realmente ajuda quem está doente? Entenda a ciência por trás disso”