Achou o fim de semana um forno? Minas Gerais está na lista da nova onda de calor
O fim de semana foi de calor intenso e a semana não vai ter trégua. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de que as altas temperaturas sigam ao longo da semana com pontos do país com temperaturas acima dos 40°C.
O forno em que estamos é resultado de uma onda de calor. O fenômeno é comum nessa época do ano, com a aproximação do verão, mas é intensificada pelo calor intenso que já vinha sendo registrado por causa do El Niño — fenômeno que aquece as águas dos oceanos. Com esse cenário, segundo os meteorologistas, essa deve ser uma das ondas de calor mais intensas já vistas.
Nesta segunda-feira (13), o Inmet emitiu um alerta para 15 estados e Distrito Federal sobre riscos à saúde. Os alertas se concentram nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, mas também alcançam estados do Norte, Nordeste e do Sul do país.
As temperaturas devem ficar pelo menos 5ºC acima da média em boa parte dos estados das regiões Sudeste e Centro-Oeste. O Inmet explica que os alertas de grande perigo se referem a situações em que estão previstos fenômenos meteorológicos de intensidade excepcional, com riscos para a integridade física.
.
Estão sob alerta de “grande perigo”:
.
- Amazonas
- Rondônia
- Pará
- Mato Grosso
- Mato Grosso do Sul
- Tocantins
- Goiânia
- Paraná
- São Paulo
- Minas Gerais
- Bahia
- Piauí
- Espírito Santo
- Rio de Janeiro
- Distrito Federal
.
O alerta é válido até as 23h59 da próxima sexta (17).
.
Reportagem: Lhorrayne Martins/ Portal SG AGORA / Fonte da Reportagem e Foto Capa: G1
- Anterior Curso técnico gratuito no interior de São Paulo prepara profissionais para o setor agropecuário em dois semestres letivos
- Próximo Estresse ambiental: lago fica cor-de-rosa devido ao excesso de sal, no Havaí
0 Comentários “Achou o fim de semana um forno? Minas Gerais está na lista da nova onda de calor”