Como será a 4ª cor nos semáforos e como vai funcionar?

Foto Capa: Internet/informebrasil.com.br
Compartilhe:

A última semana foi marcada por uma notícia que ganhou destaque nos principais jornais do mundo: o anúncio da quarta luz nos semáforos. A ideia é aprimorar a mobilidade urbana e a interação entre motoristas humanos e carros autônomos. Carros autônomos são automóveis que operam sem a necessidade de intervenção humana, utilizando tecnologia avançada para perceber e navegar pelo ambiente ao seu redor, tomar decisões e executar manobras de direção, aceleração e frenagem.

Pesquisadores da North Carolina State University estão realizando os primeiros testes para verificar a utilidade de semáforos de 4 cores: verde, amarelo, vermelho e branco. Embora as três primeiras cores sempre signifiquem a mesma coisa, a função do branco seria alertar os humanos para apenas “seguir o carro à sua frente” a fim de reduzir significativamente os atrasos no trânsito.

A luz branca servirá como um sinal para que os motoristas saibam que os AVs estão coordenando seu movimento para promover um tráfego mais eficiente durante um congestionamento e que, para reduzir o tempo, é melhor segui-los.

As regras são claras: os veículos autônomos se comunicariam entre si e com os semáforos nos cruzamentos, dentro de um determinado alcance. Isso lhes permitiria coordenar o fluxo de tráfego de forma mais eficiente e inteligente, melhorando o fluxo de tráfego em estradas com mais veículos e aconselhando sobre velocidades ideais.

Qualquer motorista humano na área seguindo o veículo à sua frente será informado pela luz branca: PARE se ela apagar, CONTINUE se estiver acesa. Quando o número de veículos autônomos em um cruzamento cair abaixo de um determinado limite, os semáforos voltarão à opção normal de vermelho, amarelo e verde.

A implementação da 4ª luz nos semáforos representa uma proposta inovadora com o potencial de melhorar a mobilidade urbana e facilitar a integração entre veículos autônomos e motoristas humanos. A viabilidade de sua implementação no Brasil, porém, ainda é incerta devido a desafios como investimentos em infraestrutura, adoção de carros autônomos, educação e conscientização dos motoristas, adaptações na legislação e regulamentação do trânsito, e aceitação pública.

.

Reportagem: Lhorrayne Martins/ Portal SG AGORA / Fonte da Reportagem e Foto Capa: Internet/informebrasil.com.br

Compartilhe:

Tags

0 Comentários “Como será a 4ª cor nos semáforos e como vai funcionar?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ANUNCIE
ANUNCIE

Enquetes

Desculpe, não há enquetes disponíveis no momento.

Redes Sociais

Facebook22k
YouTube2k
Instagram10k
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial