10 benefícios da amamentação para a mãe e para o bebê, segundo a OMS

Foto Capa: Reprodução/Google Imagens
Compartilhe:

O tema da amamentação foi objeto de polêmica essa semana. Autoridades americanas tentaram modificar uma resolução da ONU de apoio à amamentação, informou reportagem do “The New York Times” no domingo (8). Segundo o jornal, os Estados Unidos tentaram tirar um trecho que exorta governos a “proteger, promover e apoiar a amamentação”.

Outra tentativa de boicote americano, diz o jornal, foi a restrição à promoção de produtos alimentícios que muitos especialistas dizem ter efeitos negativos em bebês. A tentativa de boicote americano aconteceu, segundo o NYT, durante Assembleia da Organização Mundial da Saúde, braço da ONU sobre o tema, em Genebra (Suíça), no começo do mês.

A ONU diz que sua recomendação tem por base décadas de estudo sobre os benefícios da amamentação: a entidade espera que todos os seus países membros aumentem em 50% até 2025 a taxa de de bebês que recebem o leite materno como alimentação exclusiva até os seis meses de vida.

A instituição diz ainda que anticorpos encontrados no leite materno, que ajudam na prevenção de diversas doenças, não podem ser encontrados em fórmulas para crianças. Segundo a OMS, a amamentação com o leite materno deve ser exclusiva até o 6º mês e continuar até os dois anos de idade.

(CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE)Uninter-2

ddddNesta segunda-feira (9), a administração de Donald Trump criticou a reportagem do NYT e disse que os Estados Unidos não é contra a amamentação, mas defende o acesso à fórmula: “O fracasso de história do NY Times Fake News de hoje sobre aleitamento materno precisa ser chamada a atenção. Os EUA apoiam fortemente a amamentação, mas não acreditamos que o acesso à fórmula deve ser negado às mulheres. Muitas precisam dessa opção por causa da desnutrição e da pobreza”, tuitou Trump.

O tuíte de Donald Trump fomenta polêmica sobre a recomendação de alimentação exclusiva de bebês com leite materno até o 6º mês de gestação. A indicação da OMS, com base em estudos científicos, é de que o leite materno até essa idade é um alimento completo em todas as circunstâncias: seja a mãe de países pobres ou não.

A OMS diz ainda que os anticorpos encontrados no leite materno — e que protege o bebê de diversas doenças — não pode ser encontrado em fórmulas.

Em 2013, a OMS (Organização Mundial da Saúde) publicou estudo de revisão (quando outras pesquisas sobre o tema são analisadas) , que se somou a outros achados já publicados sobre a amamentação.

A publicação adicionou outros benefícios da amamentação: pontuação maior em testes de inteligência e proteção contra a diabetes tipo 2 estão entre os benefícios encontrados.

(CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE)Âncora

Confira alguns dos benefícios:

Para o bebê

1- O leite materno contém todos os nutrientes e anticorpos essenciais até o 6º mês de vida;
2- Bebês que foram amamentados têm menos chance de se tornarem obesos ou com sobrepeso no futuro;
3- A amamentação previne alergias, anemia e infecções respiratórias, como a asma;
4- Bebês amamentados têm risco menor de desenvolver diabetes tipo II;
5- Crianças que tiveram amamentação exclusiva até os seis meses tiveram 3 pontos em média a mais em testes de QI.

Para mães

1- A amamentação reduz a depressão pós-parto;
2- O leite materno é acessível;
3- A amamentação ajuda no controle da natalidade (tem uma taxa de proteção de 98% nos primeiros seis meses);
4- Tem um efeito protetor contra o câncer de mama e de ovário;
5- A amamentação reduz o risco da mulher desenvolver diabetes tipo 2 após a gravidez.

Hoje, diz a OMS, apenas 38% dos bebês são amamentados exclusivamente com leite materno. Segundo a entidade, a ausência ou a insuficiência na amamentação contribui para 800.000 mortes de crianças por ano.

 

Reportagem e Link Original: https://g1.globo.com/bemestar/noticia/10-beneficios-da-amamentacao-para-a-mae-e-para-o-bebe-segundo-a-oms.ghtml / Foto Capa: Reprodução/Google Imagens

Compartilhe:

Tags

Reportagens relacionadas

0 Comentários “10 benefícios da amamentação para a mãe e para o bebê, segundo a OMS”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ANUNCIE
ANUNCIE

Enquetes

Desculpe, não há enquetes disponíveis no momento.

Redes Sociais

Facebook22k
YouTube2k
Instagram10k
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial